Home > Notícias

CES: Apoio da indústria de filmes adultos pode dar vantagem ao HD-DVD

Produtoras lançam primeiros filmes no formato, que consideram mais econômico e com melhor suporte tecnológico

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

12/01/2007 às 12h41

Foto:

Produtoras lançam primeiros filmes no formato, que consideram mais econômico e com melhor suporte tecnológico

O suporte da indústria de filmes adultos pode estar ajudando a colocar o formato HD-DVD à frente do concorrente Blu-Ray Disca na batalha pela sucessão do DVD.

A Wicked Pictures, um dos principais nomes da indústria de entretenimento adulto, lançou o primeiro filme em HD-DVD durante uma feira, em Las Vegas. A Digital Playground planeja lançar seu primeiro filme adulto em HD-DVD em 18 de Janeiro, e vários outros títulos ao longo do ano.

Pode não parecer grande coisa. Mas, gostem ou não gostem, a indústria pornográfica é pioneira na adoção de novas tecnologias e, diz o mito, ajudou a definir o VHS como vencedor sobre o formato rival Betamax na batalha do videocassete, há alguns anos.

“Se o Blu-ray não for adotado pela indústria de filmes adultos, então o HD-DVD vai ganhar o páreo”, disse Jake Richter, analista da Jon Peddie Research.

Há várias razões para que a indústria de entretenimento adulto use o HD-DVD no lugar do Blu-ray Disc, incluindo menores custos de produção e melhor suporte tecnológico, alegam as empresas do ramo.

“É muito mais econômico usar o HD-DVD”, disse Jackie Ramos, vice-presidente de produção em DVD da Wicked Pictures. A produtora teve problemas porque nenhum dos campos - HD-DVD ou Blu-ray - pareciam dispostos a ajudara a indústria de conteúdo adulto a produzir filmes em alta definição, disse Ramos. Mas finalmente membros do lado do HD-DVD estenderam uma mão.

O Blu-ray, por outro lado, nunca ofereceu apoio. A Wicked não teve acesso aos “marcadores” necessários para produzir filmes em volume, disse Ramos. Apesar disso, a Wiked não descarta o formato e pretende trabalhar com ele no futuro.

Outra preocupação a respeito do Blu-ray era a base instalada. Parte da razão pela qual a ClubJenna planeja lançar seu primeiro título em HD-DVD é a preocupação de que o formato não é voltado a sua principal audiência, segundo Jay Grdina, presidente da empresa.

O PlayStation 3 parece ser uma parte central do plano de expandir o número de players disponíveis no mercado, mas os consoles são voltados a um público mais jovem que a ClubJenna gostaria, disse ele.

A ClubJenna planeja lançar seu primeiro título em HD-DVD em março, e pretende lançar 10 títulos no formato neste ano.

Richter diz que o nome HD-DVD vai ajudar o formato a ganhar a batalha, porque tem maior identificação com o usuário. “Se você compra uma HDTV [TV de alta definição], é uma escolha natural escolher um HD-DVD para acompanhar”, disse ele. “Tem alguma TV Blu-ray? Não”.

Ele diz que há verdade na lenda de que a indústria de conteúdo adulto ajudou a decidir a batalha entre o Betamax e o VHS, e as comparações valem para a atual situação. Naquela época, as produtoras de filmes adultos tiveram dificuldades em ter apoio do Betamax.

Mas Ramos, da Wicked, diminui o peso da sua indústria na batalha VHS/Betamax. “Não acho que foi isso que decidiu a briga. Foi um fator, mas não foi ‘o’ fator”, disse ele.

Ele tem sua própria opinião sobre quem vai decidir a disputa entre HD-DVD e Blu-ray Disc: “Provavelmente será o Wal-Mart".

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipé.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail