Home > Notícias

MCT abre inscrições para prêmio de qualidade em software

Poderão ser submetidos projetos do setor empresarial, de instituições de ensino ou pesquisa e do governo

Por Redação do IDG Now!*

15/01/2007 às 9h49

Foto:

Poderão ser submetidos projetos do setor empresarial, de instituições de ensino ou pesquisa e do governo

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de sua Secretaria de Política de Informática (Sepin), acaba de lançar chamada para o Ciclo 2007 do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software. O prêmio é concedido, anualmente, desde 1994, aos melhores projetos voltados para a melhoria da qualidade e produtividade do software nacional, no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software - PBQP Software.

Poderão ser submetidos projetos do setor empresarial, de instituições de ensino ou pesquisa, e do Governo, que se enquadrem em uma das seguintes categorias de submissão: Conscientização e Motivação, Métodos de Gestão, Recursos Humanos, Serviços Tecnológicos, Articulação Institucional, Tecnologia de Software e Marketing de Software.

Para indicar o projeto, é preciso acessar o site www.mct.gov.br/sepin e selecionar a opção "PBQP Software". Também neste link estarão disponíveis esclarecimentos e acesso ao formulário necessário. O prazo para submissão de projetos será encerrado no dia 15 de março. Em caso de dúvidas, entre em contato com Diva da Silva Marinho, pelo telefone (61) 317-7967 ou pelo e-mail pbqpsw@mct.gov.br.

Prêmio

O Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software vem motivar e conscientizar a indústria brasileira de software, dando destaque aos melhores projetos apresentados a cada ciclo anual do PBQP Software. Concedido desde 1995, já contemplou 28 projetos e mais 6 destaques, envolvendo 52 coordenações exercidas por 27 diferentes profissionais em 19 instituições distintas. O troféu, que é entregue à instituição coordenadora do projeto classificado em 1º lugar, sob o patrocínio da Sociedade Softex é especialmente concebido para tal, enquanto os coordenadores dos três melhores projetos recebem diplomas.

Homenagem

Considerado o "pai da Qualidade em Informática no Brasil", Dorgival Brandão Júnior, que empresta seu nome ao prêmio, faleceu prematuramente em 17 de abril de 1995. Ele foi o mentor do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software - PBQP/Software e um dos organizadores da primeira edição do Livro Qualidade em Software. Engenheiro mecânico formado pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhou no Ministério da Indústria e Comércio, foi diretor do Inmetro e subsecretário de Assuntos Estratégicos da Secretaria Especial de Informática (SEI), entre outros atributos.

*Com informações da Agência CT.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail