Home > Notícias

Falhas de logística frustram plano de vendas da Sony para PS3 no Japão

Atrasos decorrentes da falta de Blu-Ray faz com que empresa leve duas semanas além do planejado para atingir 1 milhão de consoles vendidos

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

16/01/2007 às 11h30

Foto:

Atrasos decorrentes da falta de Blu-Ray faz com que empresa leve duas semanas além do planejado para atingir 1 milhão de consoles vendidos

Vendas dos console PlayStation 3, da Sony Computer, atingiram 1 milhão de unidades no Japão nesta terça-feira (16/01), afirmou a companhia. O prazo é duas semanas mais tarde que o plano original da Sony, que pretendia atingir a marca até o final de 2006.

Problemas com a produção do novo console levaram à falta deste, mas os problemas já foram resolvidos, disse Satoshi Fukuoka, porta-voz da Sony em Tóquio.

O executivo não divulgou os problemas, mas a Sony já havia atrasado o lançamento do PS3 por não conseguir produzir lasers azuis suficientes para o drive Blu-Ray do aparelho. A companhia permanece com o prazo de atingir 6 milhões de consoles vendidos em todo o mundo até março, afirmou.

O PS3 foi lançado no Japão em 11 de novembro e se tornou disponível na América do Norte, Hong Kong e Taiwan em 17 de novembro. Seu lançamento na Europa está programado para o final de março.

Na semana passada, a Sony disse que as vendas do console na América do Norte ultrapassaram 1 milhão de unidades.

A empresa planejou também vender 1 milhão de consoles na América do Norte antes do final de 2006, mas não revelou se a meta foi cumprida ou não.

Dados da Media Create no Japão colocam as vendas do PS3 em 527.462 unidades até 7 de janeiro. Os dados medem unidades vendidas por lojas e não é comparável com os dados de consoles distribuídos pela Sony, dando uma idéia de como o sistema de logística da Sony está funcionando.

Após planejar mais 80 mil unidades em lojas para o fim de semana de lançamento, as vendas semanais caíram para 31.436 unidades na última semana de novembro.

Desde então, o número duplicou, de acordo com os dados, indicando que a Sony está distribuindo mais consoles por semana que imediatamente após seu lançamento.

Mesmo com seu começo devagar, o PS3 conseguiu bater as duas versões anteriores do console ao atingir a marca de 2 milhões de unidades vendidas em apenas dois meses, quando o PS2 precisou de 2 meses e meio e o PS, seis meses.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail