Home > Notícias

Toshiba planeja laptop com gravador de HD-DVD para lançamento do Vista

Prometido para fevereiro, Qosmio G30/97A terá chip Intel Core 2 Duo, tela widescreen, disco de 320 GB e drive para tocar e gravar HD-DVD

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

16/01/2007 às 16h04

Foto:

Prometido para fevereiro, Qosmio G30/97A terá chip Intel Core 2 Duo, tela widescreen, disco de 320 GB e drive para tocar e gravar HD-DVD

A Toshiba colocará à venda no Japão no final de fevereiro o primeiro laptop no mundo com suporte ao formato óptico de gravação única HD-DVD-R.

O G30/97A será uma atualização de modelos existentes na sofisticada linha de entretenimento portátil Qosmio G30. Alguns dos modelos já contêm um leitor de HD-DVD e estão disponíveis em grandes mercados mundiais.

O computador é baseado no processador Core 2 Duo de 2 GHz, da Intel, e tem tela widescreen com resolução de 1.920 x 1.280 ppp, o que significa que pode reproduzir a imagem em alta definição de filmes em HD-DVD.

A máquina pesa 4,8 quilos e ainda tem disco rígido de 320 GB, sintonizador digital de TV e saída HDMI.

A Toshiba não anunciou o preço do PC, que rodará o sistema Windows Vista Home Premium, assim como não revelou planos do lançamento internacional.

Para coincidir com o lançamento do PC Wosmio da Toshiba, a Hitachi Maxell começará a vender míedia HD-DVD-R. Um disco de lado único com 15 GB estará disponível a partir de 25 de janeiro por cerca de 12 dólares.

Outro fabricante rival também está oferecendo compatibilidade com mídia de alta definição com micros rodando Vista.

A NEC, que sempre se posicionou favorável aos dois formatos, colocará nas lojas em fevereiro dois laptops com suporte ao formato Blu-Ray.

O LaVie C chegara dia 9 por cerca de 2.573 dólares e o LaVie L chegará no dia 23 e custará 2.490 dólares. Ambos serão baseados no Windows Vista Home Premium.

Os drives serão modelos de leitura para reprodução de filmes em Blu-Ray e outros conteúdos gravados, mas não em resolução de alta definição.

Os computadores terão displays widescreen de 15,4 polegadas que oferecem resolução horizontal de apenas 800 pixels. Imagens em alta definição total têm 1.080 linhas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail