Home > Notícias

Programa de ensino a distância do MEC terá 60 mil vagas em 2007

Universidade Aberta é um sistema de e-learning para a graduação e o aperfeiçoamento de professores para a educação básica

Por Redação do IDG Now!*

17/01/2007 às 11h09

Foto:

Universidade Aberta é um sistema de e-learning para a graduação e o aperfeiçoamento de professores para a educação básica

O Ministério da Educação reuniu na terça-feira (16/01) e nesta quarta-feira, em Brasília, os 297 professores selecionados para coordenar os pólos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil nos municípios. O objetivo é apresentar o Sistema UAB e fornecer informações aos coordenadores.

A Universidade Aberta é um sistema de educação a distância voltado para a graduação e o aperfeiçoamento de professores para a educação básica. Os pólos são locais onde os alunos vão ter aulas presenciais e receber apoio dos coordenadores – que são professores da região.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que a UAB muda o conceito de formação de docentes. “Pela primeira vez na História, a União está assumindo, em colaboração com estados e municípios, a responsabilidade pela formação de professores da educação básica. E se nós não estabelecermos uma ponte entre a educação superior e a básica, vai ser muito mais difícil melhorar a qualidade da educação básica”.

O projeto-piloto da Universidade Aberta foi iniciado em julho de 2006, em 18 estados. Os primeiros cursos oferecidos foram de Administração, realizado em parceria com o Banco do Brasil, com 11.140 estudantes, e Pró-Licenciatura, que atende cerca de 30 mil professores.

Para 2007, a meta do MEC é ofertar 60 mil vagas em todo o Brasil, tanto em cursos de graduação quanto de pós-graduação lato sensu, e implantar cerca de 300 pólos presenciais no país. De acordo com Haddad, o governo investirá entre 200 milhões de reais e 250 milhões de reais na implantação dos pólos.

O segundo edital para seleção de alunos já está aberto e disponível no endereço eletrônico da Secretaria de Educação Distância. Os novos cursos estão previstos para começar em 2008 e serão geridos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O 1º Seminário Nacional para Coordenadores dos Pólos Presenciais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) está sendo realizado no Hotel Blue Tree, em Brasília.

*Com informações da Agência Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail