Home > Dicas

Valores de intervalo no Excel

Condicione o preenchimento de uma planilha Excel de acordo com a variação de valores. É o recurso do PROCV

Por Redação da PC WORLD

17/01/2007 às 10h56

Foto:

Condicione o preenchimento de uma planilha Excel de acordo com a variação de valores. É o recurso do PROCV

Como eu utilizo a função “SE”, de modo que minha planilha Excel complete com valores diferentes em intervalos diferentes? Por exemplo: eu quero que seja devolvido automaticamente o valor “fraco” para todos os testes classificados entre 0% e 20%, “medíocre” para todos aqueles classificados entre 21% e 49%, “suficiente” para os testes entre 50% e 70%, “bom” para o intervalo entre 71% e 90% e “muito bom” para o intervalo entre 91% e 100%. Podem ajudar-me?

CARLOS ALMEIDA - VIA E-MAIL

Segundo Fabio Vianna, consultor do Centro de Excelência em Planilhas, é preciso usar a função PROCV, e não SE. Primeiramente, faça uma tabela com três colunas: uma para o limite mínimo e outra para o máximo, como na imagem ao lado.

tabela 1 excel

Depois, faça outra tabela embaixo, com campos Nota e Classifi cação. Na célula da Classificação, escreva =PROCV (e clique em Inserir, Função).

Depois disso, complete os campos como abaixo. O “valor_procurado” é o que contém o número a ser analisado. O “matriz_tabela” é a tabela de referência. Selecione-a inteiramente. E o num_índice_coluna é a resposta, ou seja, de “ruim” a “ótimo”.

tabela 2 excel

Pronto. A sua tabela inteligente está concluída.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail