Home > Notícias

Microsoft oferece Vista por download e dá desconto para upgrades

Pela primeira vez, a MS permite a compra e o download do Vista e do Office pela web, além de incentivar upgrade para versões premium

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

18/01/2007 às 11h14

Foto:

Pela primeira vez, a MS permite a compra e o download do Vista e do Office pela web, além de incentivar upgrade para versões premium

A Microsoft quer garantir que consumidores e pequenas empresas saibam que haverá uma série de formas de adquirir o Windows Vista - particularmente em versões premuim - quando ele se tornar disponível ao público geral, em 30 de janeiro.

Nesta quinta-feira (18/01), a Microsoft deve anunciar que, pela primeira vez, o usuário poderá adquirir o Windows Vista baixando o software na internet.

No dia 30 de Janeiro, diversas versões do Windows Vista - incluindo o Home Basic, Windows Vista Home Premium e o Windows Vista Ultimate - estarão disponíveis no site do Windows Marketplace, disse Bill Mannion, diretor de marketing para Windows.

O pacote de produtividade Office 2007 também estará disponível no Windows Marketplace, inaugurando a modalidade de venda por download para os aplicativos.

A Microsoft já vendeu jogos e algumas de suas aplicações menos populares no Windows Marketplace, mas nunca tinha vendido seus principais produtos - o Windows e o Office - lá, segundo Mannion.

A empresa reformulou o site em agosto, acrescentando uma nova função chamada Digital Locker, que protege a chave de licença do cliente para que o software possa ser baixado com segurança. Este recurso é um dos motivos que tranqüilizou a Microsoft para a aposta na venda por download, disse o executivo.

A Microsoft também vai enfatizar nesta quinta o esforço para que os usuários comprem as versões premium do Vista _ Home Premium e Ultimate.

A companhia vai anunciar os preços para um programa de upgrade apresentado anteriormente, chamado Windows Anytime Upgrade. Segundo a Microsoft, todas as versões do Vista estarão no mesmo DVD ou no próprio PC, se for pré-instalado - a versão correta será ativada de acordo com a chave de licença do cliente.

Se o cliente decidir fazer um upgrade de versão - do Home Basic para o Home Premium, por exemplo -, a Microsoft vai permitir que ele pague 79 dólares pela chave de ativação da nova versão, ao invés de ter que comprar uma edição pelo preço integral, que no caso do Home Premium, seria 159 dólares, disse Mannion.

Por fim, a Microsoft vai anunciar nesta quinta que vai até 30 de junho para incentivar quem tem mais de um PC em casa a migrar mais de um computador para o Vista.

O programa Windows Vista Family Discount permite ao usuário que comprar a caixa do Ultimate adquirir licenças do Home Premium por 49 dólares cada, para instalar em até dois outros computadores da casa.

*Elizabeth Montalbano é ediotra do IDG News Service, em Nova York.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail