Home > Notícias

Após atraso, 1º player de HD DVD chega ao Brasil até julho, diz Toshiba

Prometido para chegar até o Natal, player de alta definição é remanejado para primeiro semestre de 2007 por ausência de filmes

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

18/01/2007 às 15h05

Foto:

Prometido para chegar até o Natal, player de alta definição é remanejado para primeiro semestre de 2007 por ausência de filmes

Após atrasar em razão dos poucos filmes disponíveis no Brasil, o primeiro tocador de HD DVD  chega ao mercado brasileiro até julho, segundo previsão da Semp Toshiba.

Em demonstração feita em maio, a companhia havia cogitado trazer o HD-A1, primeiro player no formato de alta definição capitaneado pela Toshiba, para o mercado nacional até o Natal.

O gerente de produtos da Semp Toshiba, Hiroshi Kishima, afirma que, entre os vários fatores que forçaram o atraso, está o fraco mercado local de discos de HD DVD na época.

A questão já não é um impedimento, segundo ele, citando a rede de locadoras BlockBuster, que já vende e aluga 35 filmes em HD DVD em cinco de suas lojas.

"No Brasil, já temos até estúdios preparados tecnicamente para fazer HD DVD, com o Casablanca", afirma. "Estamos conversando com alguns grandes estúdios, como a Warner, para regularizar os filmes no formato no mercado brasileiro".

Kishima diz que introdução do HD DVD no país esbarra no ditado do ovo e da galinha, "já que os estúdios dependem da disponibilidade de hardware" para introduzir em grande escala seus filmes.

Mesmo assim, o executivo garante que o tocador chegará ao mercado ainda no primeiro semestre de 2007, amparado pelo crescente número de obras no formato a atingir o mercado mundial.

Segundo suas projeções, atualmente são 240 filmes em HD DVD disponíveis nos mercados japonês e norte-americano. Até o final do ano, o número deverá chegar a 600 obras.

Serão dois os modelos que deverão chegar às lojas brasileiras até julho. Segundo Kishima, ambos são evoluções do HD-A1, primeiro player do mundo a suportar o formato usado na demonstração nacional da Semp Toshiba.

O executivo não revelou os preços que devem ser praticados no Brasil. Nos EUA, o player HD DVD custa 500 dólares.

O único confirmado é o HD-A2, da Toshiba, apresentado pela empresa japonesa em setembro. O segundo é baseado no HD-A2, mas, de acordo com o executivo, ainda não foi lançado pela Toshiba internacional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail