Home > Notícias

Primeira impressão: o Picasa melhorou muito

O editor gratuito de imagens do Google funciona bem, mais ainda precisa de alguns ajustes finos

Por Grace Aquino (PC WORLD/EUA)

19/01/2007 às 17h40

Foto:

O editor gratuito de imagens do Google funciona bem, mais ainda precisa de alguns ajustes finos

O Picasa 2, utilitário para fotos do Google, é rápido, divertido e gratuito. Esta nova versão trouxe inúmeras melhorias, principalmente na capacidade de tratamento de imagens. No entanto, enquanto alguns apreciam o método de organização de fotos, outros vão detestar tamanha quantidade de regras.

A primeira vez que se carrega a aplicação, ela dá a opção de procurar por imagens existentes em pastas previamente especificadas (tais como Meus Documentos ou Minhas Imagens) ou mesmo o HD todo e outros drives. O tempo necessário para isso vai depender da quantidade de imagens que existirem, mas como as demais ferramentas do Google, o processo acontece rapidamente.

As imagens localizadas são então exibidas, mostrando os diretórios e pastas onde estão armazenadas, ordenadas  por data de criação (a data que consta na imagem), mas é possível modificar alguns destes critérios. O processo é válido para quem nunca fez qualquer tipo de organização, mas parace inapropriado se você já utiliza alguma outra ferramenta de organização de imagens. É possível renomar pastas, bem como criar novas pastas e subpastas e mover as imagens por elas.

Editar imagens ficou melhor
As melhorias que foram feitas na capacidade de edição de imagens surpreendem. Em vez de apenas permitir recortar, melhorar o brilho ou remover olhos vermelhos, novas e fáceis ferramentas permitem, por exemplo, ajustes finos em áreas da imagem, tratamento de sombras, temperatura de cores, bem como aplicar um grande número de efeitos. E se não gostar do resultado, desfazer a ação e começar novamente. Tudo bem que você encontra tudo isso nas ferramentas tradicionais de edição de imagens. Porém, a interface do Picasa 2 é simples e responde rapidamente aos comandos, o que torna o processo divertido.

Com esta aplicação, compartilhar imagens com amigos e familiares também é muito fácil. Crie listas de distribuição e contatos, faça slide shows e, claro, é possível fazer upload das imagens no Blogger, serviço de blog do Google.

Enviar as fotos eletronicamente é moleza. O software automaticamente mapeou seu programa de correio eletrônico durante a instalação. O Picasa também tem uma integração fácil com serviços de e-mail baseados em web, principalmente com o Gmail.

Mesmo para quem possui habilidades limitadas no que tange edição de imagens, o Picasa 2 oferece uma interface amigável o que torna o aprendizado muito mais fácil.

:: Para fazer o download do Picasa 2, clique aqui.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail