Home > Notícias

Carros da Nissan informam eficiência de combustível no Japão

Montadora lança complemento para sistema de navegação que permite verificar a emissão de CO2 a partir do veículo ou pela web

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

22/01/2007 às 13h01

Foto:

Montadora lança complemento para sistema de navegação que permite verificar a emissão de CO2 a partir do veículo ou pela web

Alguns motoristas de automóveis Nissan no Japão poderão rastrear a eficiência de seu combustível pela internet a partir desta segunda-feira (23/01), graças a um novo aparelho que se acopla ao sistema de navegação de seus veículos.

O serviço é oferecido dentro do Carwings, serviço oferecido dentro do sistema de navegação instalado de fábrica nos carros da Nissan.

O Carwings complementa o sistema básico ao oferecer dados em tempo real do trânsito e informações úteis, como eventos e preços baixos de combustíveis na região.

As informações extras são fornecidas através de uma conexão feita pelo celular. O Carwings, que é gratuito pelos primeiros três anos e custa 5.250 ienes (cerca de 92 reais) por ano após o período, também oferece um operador em tempo real que pode programar o sistema de navegação remotamente ou fazer recomendações quanto a restaurantes na redondeza.

O sistema de eficiência do combustível tem duas partes. Dentro do carro, a autonomia do combustível dentro do tanque pode ser exibida na tela do sistema de navegação, com atualizações constantes ao longo de cada passeio.

Cada vez que o sistema acessa o servidor do Carwings, os dados são retransmitidos e podem ser verificados em um site da internet por meio de uma senha. O site pode exibir dados históricos, permitindo que os motoristas verifiquem a eficiência de seus veículos ao longo de determinado período.

A Nissan disse que o serviço faz parte de seu objetivo de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) em seus automóveis através de carros com melhores conduções.

Os donos dos veículos são encorajados a melhorar a eficiência de seus veículos com dicas e um sistema de classificação que lhes confere posições de bronze, prata, ouro ou platina, baseado nas informações. Os motoristas poderão também comparar seus pontos com a média de outros motoristas do mesmo tipo de carro que os seus.

O serviço começará a ser introduzido nesta segunda-feira (22/01) através do sistema de navegação Carwings com DVD instalados de fábrica em nove modelos da montadora disponíveis no Japão (Fuga, Tiida, Latio, Serena, Lafesta, Wingroad, Note, Sylphy e Presage, a partir de maio de 2006).

Até o meio do ano, a novidade também estará disponível em sistemas de fábrica baseados em disco rígido.

O Carwings ainda precisa ser introduzido em carros fora do Japão. A Nissan disse que um lançamento mais abrangente está sendo considerado.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail