Home > Notícias

Governo anuncia mais incentivos para o setor de informática

O PAC, plano que será anunciado no governo Lula nesta segunda-feira (22/01) pode incluir isenção a componentes para TV digital

Por Redação do IDG Now!

22/01/2007 às 11h29

Foto:

O PAC, plano que será anunciado no governo Lula nesta segunda-feira (22/01) pode incluir isenção a componentes para TV digital

O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que será anunciado nesta segunda-feira (22/01), vai incluir medidas de incentivo ao setor de informática, garantiram fontes ouvidas pelo IDG Now!.

Entre as medidas que beneficiam o setor de informática é dada como certa a elevação do patamar de isenção dos impostos PIS e Cofins (9,25%) para microcomputadores no valor de até 4 mil reais - sejam eles desktops, notebooks ou servidores.

Atualmente, a isenção se aplica a desktops vendidos por até 2.500 reais e notebooks avaliados em até 3 mil reais.

Outra ação esperada pelo setor é o anúncio de uma Medida Provisória de estímulos fiscais para atração das disputadas fábricas de semicondutores ao Brasil.

Na opinião de diretores da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a MP tornaria mais agressiva a política industrial anunciada pelo governo Lula em 2005, que tinha o segmento de semicondutores como um de seus quatro pilares.

A TV Digital também pode entrar na lista de setores favorecidos pelo PAC. Segundo especialistas do setor, o pacote do governo deve contemplar componentes utilizados na fabricação do set-top box, conversor para transformar uma TV analógica em digital, com benefícios fiscais.

Para as emissoras de televisão, o PAC ainda envolveria a criação de uma linha de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a compra de equipamentos necessários na rede de transmissão do novo sistema.

O PAC vai incluir mais de cem medidas, incluindo as areas de habitação, saneamento, energia e infra-estrutura.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail