Home > Notícias

Medidas do PAC incentivam pequenas e médias e reduzem pirataria

Inclusão digital de pequenas e médias empresas e agilidade com e-NF estão entre os benefícios do pacote, afirma governo

Por Camila Fusco, do COMPUTERWORLD

22/01/2007 às 20h42

Foto:

Inclusão digital de pequenas e médias empresas e agilidade com e-NF estão entre os benefícios do pacote, afirma governo

Dentro do próprio do governo, a percepção é que algumas das medidas do PAC para tecnologia da informação beneficiarão a redução da pirataria e favorecerão a modernização do parque computacional de pequenas e médias empresas.

“Acredito que o principal benefício da isenção de PIS e Cofins aplicada aos desktops se destina às médias e pequenas empresas, que necessitam de um equipamento um pouco mais robusto e acima dos 2,5 mil reais previstos inicialmente. Isso poderá provocar no mercado uma competição e o barateamento dos demais equipamentos”, comenta Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República. Segundo o executivo, já a isenção dos notebooks nesse patamar deverá atacar boa parte do mercado cinza, fomentando, em médio prazo, a competitividade da indústria brasileira.

Sérgio Rosa, diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), aponta que os incentivos para pesquisa, desenvolvimento e produção de equipamentos aplicados à TV digital são a consolidação da política industrial do governo Lula e beneficia a aquisição de bens de capital e as transferências para aquisição de tecnologia e softwares.

Além disso, “a máquina pública nas esferas federal, estadual e municipal, e neste aspecto o Serpro, terá papel fundamental e também poderá dispor de instrumentos integradores de informação de operação e apoio a gestão com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e Nota Fiscal Eletrônica”, complementa Rosa.

Na avaliação do executivo, ao incluir os semicondutores nos incentivos advindos do  PAC o governo cria bases para que esta indústria – de TV digital – se sinta mais firme em investir em soluções.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail