Home > Notícias

Sun pode anunciar acordo para utilizar chips Intel em servidores

Acordo da Sun com a Intel pode ser anunciado nesta segunda-feira (22/01), reportou a mídia internacional

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

22/01/2007 às 11h18

Foto:

Acordo da Sun com a Intel pode ser anunciado nesta segunda-feira (22/01), reportou a mídia internacional

Um acordo da Sun Microsystems para começar a desenvolver servidores com chips da Intel pode ser anunciado nesta segunda-feira (22/01), reportou a mídia internacional.

A parceria selaria a expansão da estratégia da Sun para suportar a arquitetura x86 tanto para o sistema operacional Solaris quanto para hardware de servidores.

Em 2003, a Sun colocou os chips Opteron, da Advanced Micro Devices (AMD), em uma série de dispositivos de baixo custo que são oferecidos com três opções de sistema operacional: Linux, Sun Solaris ou Microsoft Windows.

Representantes da Sun e da Intel em Londres não puderam ser contatados na manhã desta segunda-feira para comentar a notícia.

O uso de chips da Intel daria uma série de vantagens à Sun, disse o analista Nathaniel Martinez, gerente de programa de cobre o mercado europeu de servidores para a IDC.

Os data centers estão cada vez mais substituindo máquinas Unix com processadores RISC (reduced instruction set computing) por máquinas x86, de menor custo, disse Martinez.

Ao usar chips tanto da Intel quanto da AMD, a Sun balanceará suas ofertas de hardware, abrindo portas para aumentar a participação de mercado do Solaris, disse ele.

O movimento também será positivo para a Sun já que a Intel se aproximou para competir com os chips menores e mais agressivos em preço da AMD, que atraem os fornecedores pela economia de energia e tecnologias de múltiplos núcleos, disse Martinez.

A aliança com a Intel também colocaria a Sun em uma posição interessante para competir com a HP e a IBM: a maior parte da base instalada do Solaris em arquitetura x86 está em máquinas vendidas por estes fornecedores.

Ao vender diretamente servidores Intel, a Sun pode ganhar contratos de serviços, oferecendo o Solaris gratuitamente.

Na última semana, a Sun cortou os preços dos planos de suporte do Solaris para tornar o software mais competitivo em relação à distribuição Red Hat de Linux.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail