Home > Notícias

Conceito de casa conectada da Cisco é baseado em redes IP

Enquanto a Microsoft aposta no compartilhamento por meio de PCs e a Sony aponta o PlayStation como um media center, a Cisco diz que a casa conectada será baseada em redes IP sem fio

Por Camila Rodrigues, da PC World

23/01/2007 às 13h20

Foto:

Enquanto a Microsoft aposta no compartilhamento por meio de PCs e a Sony aponta o PlayStation como um media center, a Cisco diz que a casa conectada será baseada em redes IP sem fio

A conexão por rede IP é a principal aposta da Cisco Systems para o conceito de casa digital ou “conectada”, afirmou o presidente da companhia, Pedro Ripper, nesta terça-feira (23/01).

“Enquanto a Microsoft aposta que em produtos que compartilham informações armazenadas no PC e a Sony aponta o PlayStation como um media center, por exemplo, nós apostamos que a casa conectada será baseada em uma rede IP, sem fio, onde serão plugados o PC, a impressora, o aparelho de som, a TV e o vídeogame”, prevê o executivo.

Isso porque, segundo ele, o mercado será fragmentado e somente uma plataforma integrável aos diversos padrões de mercado será compatível com a liberdade do consumidor em escolher os equipamentos que quiser.

Para atender a este mercado, a Cisco usará os produtos da marca Linksys, focada em produtos para o varejo e o segmento de pequenas e médias empresas e que representa 10% do total da receita da empresa.

Ripper observa que, atualmente, já é possível interligar dispositivos e fazer essa interconexão entre PC, TV, DVD, mas admite que, por enquanto, estas possibilidades estão restritas somente à “nata educada tecnologicamente” e prefere não dar previsões quanto à massificação deste tipo de serviço “É um movimento gradual que deverá se consolidar daqui a alguns anos”, esquiva-se.

Entre os motivos para a demora em popularizar esse conceito de casa conectada aqui no Brasil está o fato de a banda larga atingir somente 5 milhões de pessoas. Para a disseminação deste conceito, Ripper observou que as empresas de telecomunicações seriam canais interessantes para a popularização de serviços sobre a rede IP.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail