Home > Notícias

Onda de e-mails falsos usa nome da Receita Federal para aplicar golpes

Mensagem fraudulenta pede que o contribuinte clique em um link para verificar a “Declaração do Imposto de Renda danificada”

Por Redação do IDG Now!

23/01/2007 às 15h03

Foto:

Mensagem fraudulenta pede que o contribuinte clique em um link para verificar a “Declaração do Imposto de Renda danificada”

E-mails falsos circulam na rede pedindo que o contribuinte clique em um link para fazer a verificação de “Declaração do Imposto de Renda danificada”, alertou a Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira (23/01).

No comunicado, a Receita Federal esclarece que não envia mensagens de e-mail aos contribuintes solicitando qualquer confirmação de dados.

Todas as consultas sobre situação do CPF, Declaração do Imposto de Renda, entre outras, deve ser feita diretamente pelo site da Secretaria da Receita Federal, informa o órgão.

“As mensagens iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, que usam nomes e timbres oficiais, informando, por exemplo, que ‘o CPF está cancelado ou pendente de regularização’, que ‘a declaração de Imposto de Renda possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora’, ou ‘comunicando erros na Restituição do Imposto de Renda e citando valores residuais a serem recebidos’ etc.”

No alerta, a Receita ainda faz as seguintes recomendações aos internautas:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da SRF, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal;

3. excluir imediatamente a mensagem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail