Home > Notícias

Ferramenta da Microsoft testa se PC está pronto para Windows Vista

Ainda que excessivamente rígido, Windows Vista Upgrade Advisor checa configuração do micro e aponta se sistema operacional rodará

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

24/01/2007 às 18h53

Foto:

Ainda que excessivamente rígido, Windows Vista Upgrade Advisor checa configuração do micro e aponta se sistema operacional rodará

Para ajudar o usuário a verificar se seu computador é compatível com o Vista, a Microsoft publicou em seu site a ferramenta Windows Vista Upgrade Advisor.

A ferramenta, lançada em maio do ano passado, faz exatamente o que a tradução do seu nome indica: apontar se o PC está pronto para o novo sistema por meio da verificação de seus componentes.

Após varrer o micro do usuário, o programa lista componentes técnicos que podem impedir a instalação ou desabilitar funções avançadas do Windows Vista.

O exemplo mais comum é a placa gráfica: caso não conta com um modelo com mais de 128 MB, o Windows Vista Upgrade Advisor avisa que o sistema Aero não funcionará no PC.

Ao final de cada checagem, o software reproduz uma nota - 5 indica que o micro é totalmente compatível com o Windows Vista Ultimate, versão mais poderosa do sistema operacional.

Um conselho: não se paute exclusivamente pela nota dada pelo aplicativo ao seu micro. Em testes do IDG Now!, um desktop com média de 2,8, baixa para os moldes do Update Advisor, rodou o Windows Vista Home Basic sem qualquer tipo de problema.

Por outro lado, o detalhamento exagerado do Windows Vista Upgrade Advisor é bom para o usuário no que diz respeito a futuras atualizações.

Além de listar o hardware do PC de maneira competente, como fazia o finado Everest, da Lavasys, o Windows Vista Upgrade Advisor aconselhao upgrade de determinados “problemas” que podem tornar seu micro mais poderoso - esteja ele com ou sem o Windows Vista.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail