Home > Notícias

Windows Vista: fazer upgrade ou comprar um computador novo?

O Windows Vista exige um computador potente para funcionar de forma adequada

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

25/01/2007 às 17h06

Foto:

O Windows Vista exige um computador potente para funcionar de forma adequada

Não é apenas na segurança reforçada, no sofisticado visual e no melhor suporte multimídia que o Windows Vista pretende alterar a maneira como você usa seu computador atualmente.

Se depender do exigente conjunto de novas ferramentas, aplicativos e sistemas de visualização, seu micro pode estar com os dias contados se não trouxer a potente configuração mínima exigida pela Microsoft para o Vista.

Na comparação técnica entre a configuração exigida pelo Vista e por seu antecessor, o sistema Windows XP, as diferenças são enormes, a começar pelo processamento mínimo.

Enquanto o XP exige um processador com 300 MHz, o Vista mais que dobra essa capacidade. Quem quer rodar o novo sistema operacional precisa vai precisar de um computador com chip de, no mínimo, 800 MHz que suporte a linguagem DirectX 9.

Saiba mais sobre o Windows Vista:
:: Tudo sobre o Windows Vista
:: Microsoft oferece test-drive gratuito do Windows Vista
:: Conheça as novas funções de segurança do Windows Vista
:: Vista: lá vem mais um Windows...

A configuração de outros dispositivos também aumentou. A memória básica para o PC quadruplicou dos 128 MB do Windows XP para 512 MB do Vista.

O espaço mínimo para instalar o Vista também cresceu dez vezes. Passou do atual 1,5 GB, do XP, para 15 GB, no novo sistema operacional.

Essa é a configuração mínima exigida para rodar o Windows Vista Home Basic, a versão mais simples entre as sete que serão lançadas pela Microsoft na próxima terça-feira (30/01).

Caso você tenha se sentido atraído pelo belo apuro gráfico e as suaves animações do sistema Aero do Windows Vista, disponível na edição Home Premium, some à conta da configuração uma placa de vídeo com, no mínimo, 128 MB.

Se a escolha do usuário for o Windows Vista Ultimate, versão mais poderosa do sistema Aero, Windows Media Center e BitLocker Drive Encryption, seu micro precisará de chip com, no mínimo, 1 GHz, player de DVD e memória básica de 1 GB.

O aumento na configuração mínima forçará você a comprar uma máquina nova para instalar o Windows Vista? Sim e não.

Antevendo a dificuldade que usuários teriam para avaliar se seus computadores têm configuração suficiente para o Windows Vista, a Microsoft divulgou a ferramenta Windows Vista Update Advisor.

O software apresenta um relatório listando para o usuário dispositivos que poderão trazer problemas técnicos durante a instalação do Windows Vista, por meio de um sistema de notas, onde 5 representa um PC completamente compatível.

Vale ressaltar que os lembretes reproduzidos pelo aplicativo dizem respeito a uma máquina onde o Windows Vista Ultimate roda sem qualquer tipo de problema - mesmo em máquinas abaixo dos 4 recomendados pelo programa, o Windows Vista funciona sem o sistema Aero.

Por outro lado, não é à toa que, pela primeira vez no lançamento de um sistema operacional, a Microsoft criou selos que certificam máquinas prontas para rodar o Windows Vista.

Diversas empresas no Brasil, como Semp Toshiba, Dell, Positivo e Lenovo anunciarão desktops e notebooks com configuração especial para o sistema operacional durante o lançamento mundial da Microsoft, marcado para a próxima terça-feira (30/01).

Há dois selos. O Windows Vista Capable indica máquinas que podem rodar “a experiência oferecida pelo novo sistema” na configuração mais básica. Leia-se as versões Home Basic e Home Premium.

Já o Windows Vista Premium indica modelos mais sofisticados que não poupam recursos para oferecer tudo o que o Windows Vista carrega - incluem-se as versões Business e Ultimate.

Windows Vista para Todos

O recente aumento na isenção de PIS e Cofins para máquinas de até 4 mil reais, anunciada junto ao Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC), deverá ajudar na penetração do Vista entre usuários brasileiros.

Antes do aumento, quando a isenção atingia apenas desktops de até 3 mil reais e notebooks de até 2,5 mil reais, a configuração de micros sob o programa Computador para Todos não contemplava nem mesmo a exigência de hardware da versão Home Basic do Vista.

Na época, a configuração média de PC do Computador para Todos contemplava modelos com 256 MB de memória e 40 GB de disco rígido, que tinham preço de 1,5 mil reais.

Quem quer um computador com o Vista terá de desembolsar cerca de mil reais a mais por um computador básico,se comparado com um PC simples rodando o XP, segundo Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas da IT Data.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail