Home > Notícias

Cinco dicas de como trabalhar com TI e ainda ter uma vida pessoal

É possível aproveitar melhor o dia de trabalho e ainda ter energia para a vida fora dele

Por Redação do Computerworld*

26/01/2007 às 14h50

Foto:

É possível aproveitar melhor o dia de trabalho e ainda ter energia para a vida fora dele

É tradição entre muitos profissionais de TI - nem um pouco saudável, por sinal - ter hora de entrada no trabalho e nenhuma perspectiva de saída. Grandes projetos, volumes acumulados de trabalho ou problemas que podem demandar esforço extra a qualquer momento são as justificativas geralmente usadas para passar horas a fio no escritório.

Mas com uma carga de tarefas tão carregada, planos ambiciosos de crescimento da carreira, muitos se perguntam "como fazer para ainda conseguir manter a vida pessoal?". Segundo Karlin Sloan, CEO da consultoria norte-americana que leva o mesmo nome, muitos profissionais não se dão conta de que existe uma quantidade finita de energia e que os talentos devem ser preservados. "A meta é conseguir sustentar uma carreira ao longo de toda uma vida aponta".

Para tentar salvar a vida pessoal de muitos profissionais da área, o Computerworld fez uma lista com cinco dicas para melhorar o aproveitamento do dia de trabalho. Com uma organização melhor nesse sentido, seguramente o lado pessoal estará garantido. Confira a lista.

Conheça seu horário mais produtivo - Muitos profissionais são mais produtivos em certas horas do dia do que outras, diz Dee Soder, fundadora do Perspective Group, empresa de consultoria norte-americana. Enfrente tarefas desafiadoras durante essas horas mais produtivas e deixe as mais fáceis para quando você estiver com menos energia.

Jason Chupnick, vice-presidente de relações públicas da empresa Bliss, Gouverneur & Associates, de Nova York, diz que não é uma "pessoa da manhã". Por isso, evita marcar encontros ou conferências telefônicas importantes antes das 9h30. Segundo ela, assim quando está em alerta total está menos vulnerável a cometer erros que precisarão ser corrigidos depois ou que demandarão horas extras no escritório.

Estabeleça prazos - Jo Bennett, executiva da empresa de headhunting Battalia Winston International, diz que se auto-aplica prazos para cumprir tarefas. "A partir daí, eu digo às pessoas que vou entregar algo, e isso me força a trabalhar duro até o prazo final", comenta.

No caso de ter algum relatório, por exemplo, baseado em certos dados recebidos recentemente, a executiva comenta que prefere fazê-lo rápido. "É melhor fazer as coisas enquanto elas ainda estão frescas na mente. Se for esperar por uma semana, dados importantes poderão ser esquecidos", comenta.

Controle seu ambiente – Um trabalhador médio que permanece no escritório em período integral perde cerca de duas horas por dia com distrações do ambiente de trabalho, como as interrupções de colegas, aponta uma pesquisa conduzida recentemente com mil pessoas.

Para evitar interrupções, coloque avisos na porta de sua sala, por exemplo, - caso você tenha uma - dizendo que você está ocupado, ou mesmo em seu e-mail ou mensageiro instantâneo. "As pessoas vão começar a respeitar esse tipo de aviso", diz Paula Balzer, sócia da empresa de marketing MKTG.

Também separe um tempo para se dirigir, de uma única vez, aos colegas com perguntas ou questões. Ignorar o telefone ou e-mails menos prioritários quando se está trabalhando em projetos importantes também é um ponto a se pensar. "Ao invés de deixar seu e-mail, handheld ou telefone controlá-lo, controle você a eles", comenta a executiva.

Elimine as tarefas não-fundamentais - Identifique tarefas de baixo valor ou ineficientes e elimine-as de sua lista, aponta Marcee Harris, consultora de um escritório em São Francisco. Por exemplo, talvez você esteja escrevendo memorandos ou relatórios que seus colegas não precisam ou que poderiam ser condensados em múltiplos relatórios. “Alguns trabalhos faziam sentido tempos atrás, mas não fazem mais”, diz.

Aproveite as “viagens” - A recrutadora Erika Weinstein, de 47 anos, diz que envia cerca de 10 a 15 e-mails durante seu trajeto de 30 minutos entre sua casa e o trabalho, no metrô. "É um tempo que antes não era produtivo e que agora está sendo", aponta. Mas isso também não significa, por exemplo, acessar e-mails durante a madrugada para adiantar as tarefas do dia seguinte.

Aproveite esses tempos adicionais e atenha-se a questões não críticas, como aprovação de projetos ou agendamento de reuniões. Já os motoristas podem ouvir podcasts relacionados ao trabalho ou mesmo livros em áudio para aproveitar o tempo, apontam os especialistas.

Dicas todas à parte, a realidade é que organizar melhor o dia de trabalho pode resultar em minutos ou horas preciosas economizados ao fim do dia, que podem ser dedicados à família e à vida pessoal em geral. E você, tem alguma fórmula para melhorar a produtividade? Envie seu comentário a baixo.

*Com informações do Wall Street Journal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail