Home > Dicas

Fotos com movimento

Use as lentes da câmera ou programa de edição de imagem para trazer dinâmica à sua foto

Por Dave Johnson, da PC World (EUA)

26/01/2007 às 11h19

Foto:

Use as lentes da câmera ou programa de edição de imagem para tirar o máximo de cada foto

zoom 100 120Veja como usar suas lentes ou editor de imagem para dar mais “movimento” às fotos.

Com a câmera, você pode se usar a técnica chamada “zoom-blur” (borrão de zoom), um efeito com o qual se consegue mudar o ajuste de zoom conforme se fotografa, durante a exposição.

Infelizmente, nem todas as câmeras possuem recursos para isso, já que, para fazer o truque, o zoom deve ser mecânico, não eletrônico. Isso significa que o zoom é ativado ao puxar, empurrar ou girar as lentes propriamente ditas.

Para testar o equipamento, verifique se é possível alterar o zoom durante uma exposição longa. Caso o zoom seja controlado por algum tipo de mecanismo eletrônico no corpo da câmera, então essa técnica provavelmente não irá funcionar. Mas sem problemas, vá até a seção “Zoom no PC” para ver um procedimento diferente.

Aplique a técnica

O zoom-blur é uma técnica, teoricamente, simples. No entanto, para realizá-la com êxito, é preciso praticar para obter bons resultados.

Como o objetivo é dar um zoom nas lentes durante a exposição, é necessário fotografar com uma velocidade de disparo longa o bastante para essa finalidade. Ajuste a câmera para o modo de exposição prioritário e aplique uma velocidade de disparo de 1/30 de segundo ou um pouco mais lento — 1/15 de segundo se encaixa bem para lentes de ângulo normal, porque oferece tempo suficiente para dar zoom no momento da exposição e é rápida na medida certa para que a cena não se perca.

Se tentar fotografar com uma velocidade de disparo de um segundo, por exemplo, será preciso montar a câmera num tripé para mantê-la firme o suficiente de modo a conseguir uma boa foto.

Para fotografar, foque uma cena interessante e depois, imediatamente antes de apertar o disparador, comece a mexer lentamente nas lentes de zoom. Continue a dar o efeito de zoom através da exposição e pare somente após a exposição estar finalizada. Fique calmo e firme durante todo o processo.

Para conseguir uma foto mais interessante, não foque somente no meio do enquadramento, mas tente focar explicitamente no principal da foto. Lembre-se que o centro da exposição será a parte menos borrada, ou seja, a porção mais nítida da foto.

Zoom no PC

É possível aplicar o conceito de zoom-blur nas fotos após o registro delas, com um software de edição de imagem. Isso é especialmente útil se não for possível usar o zoom durante a exposição.

Tente a técnica em uma foto já tirada. Carregue-a no editor de imagem de sua preferência (usaremos o Paint Sho Pro da Corel, mas você pode conferir uma lista de softwares gratuitos clicando aqui).

Vá em Adjust, Blur, Radial Blur a partir do menu. Deverá aparecer um diálogo como este (clique aqui e veja a imagem)

A primeira ordem é ajustar o tipo Blur para Zoom. Depois, posicione as linhas cruzadas na imagem à esquerda do ponto focal da foto. Coloque o Strenght em cerca de 50%, depois ajuste o valor de Protect Center para 50% também.

Olhe o Preview da imagem e veja se está tudo de acordo com sua visão artística. Variando esses dois valores você consegue outros efeitos nas fotos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail