Home > Notícias

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai querem Sociedade da Informação

O projeto contempla a criação da Escola Virtual do Mercosul, com pólos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e a proposta de fomento ao comércio eletrônico

Por Redação da Computerworld*

29/01/2007 às 16h58

Foto:

O projeto contempla a criação da Escola Virtual do Mercosul, com
pólos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e a proposta de fomento
ao comércio eletrônico

A proposta e as disposições técnicas e administrativas do projeto de criação da Sociedade da Informação do Mercosul foram discutivas em reunião no Rio de Janeiro (RJ), assim como o orçamento do projeto, que está em torno de 9,6 milhões de euros (cerca de 26,4 milhões de reais). A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) sediou a reunião da Comissão Sociedade da Informação da Recyt e reuniu representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai para debater a questão, já que estes quatro países seriam responsáveis por 2,6 milhões de euros (7,16 milhões de reais) do total envolvido na iniciativa.

O projeto, que deverá ser submetido à União Européia para financiamento, contempla a criação da Escola Virtual do Mercosul, com pólos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e a proposta de fomento ao comércio eletrônico. Para isso, há expectativa de investimento em infra-estrutura de rede e capacitação de pessoas.

A idéia é prover conhecimento e habilidade de gestão às pessoas que podem contribuir com o desenvolvimento da sociedade da informação e estabelecer uma rede de cooperação entre os países do Mercosul, reduzindo os contrastes no campo da sociedade da informação.

A expectativa é de que a proposta das duas atividades seja coordenada, executada e acompanhada pela RNP que, deverá, por meio da sua Escola Superior de Redes, também sediar o pólo brasileiro da Escola Virtual do Mercosul.

Participaram do encontro os coordenadores da Comissão da Sociedade da Informação da Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (Recyt), do subgrupo de trabalho de comércio eletrônico (SGT-13) da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, assim como representantes da União Européia.

*Com informações da Agência CT.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail