Home > Notícias

Encontre tudo com novo Windows Explorer

Desvendamos esta versão do utilitário, alguns dos aplicativos e utilitários embutidos no Windows Vista e um ranking com o melhor e o pior do novo sistema

Por Preston Gralla - PC World EUA

29/01/2007 às 11h31

Vista Busca 70 84.jpg
Foto:

Desvendamos esta versão do utilitário, alguns dos aplicativos e utilitários embutidos no Windows Vista e um ranking com o melhor e o pior do novo sistema

Vista BuscaO Windows Explorer ganhou novas miniaturas no painel de visualização e também informações adicionais, como tags definidas pelos usuários, além do nome do arquivo, tamanho e data de último acesso. Como no Internet Explorer 7, o Windows Explorer traz uma barra de ferramentas em vez de menu (mas é possível colocar o menu de volta; basta pressionar (Alt). Entretanto, essa barra de tarefas pode ser perturbadora: o conteúdo dela varia de acordo com a pasta que está sendo utilizada no momento.

Numa pasta cheia de fotos aparecem ferramentas de edição de imagem. Se contiver documentos Word, serão mostradas ferramentas de compartilhamento de arquivos. No caso de arquivos de vários tipos, o Vista faz suas próprias sugestões de ferramentas. Claro que nem sempre acertadas.

Encontre tudo no VistaA Busca está em toda parte do Vista, no menu Iniciar e no canto superior direito do Windows Explorer. Como o Vista trabalha com índices, a busca começa assim que a palavra começar a ser teclada.

Os resultados instantaneamente se reduzem conforme a palavra é digitada. O Vista é capaz de procurar documentos, e-mails, aplicativos e até sites visitados. Ferramentas de busca avançada permitem filtrar os resultados por data, tamanho do arquivo, autor, tags e localização. Ainda é possível realizar buscas em outros computadores da rede (se tiver permissão) e salvar o critério utilizado para repeti-lo quando quiser com mais rapidez.

Mas a Busca também funciona de formas diferentes, dependendo do local no qual é iniciada. Você vai obter resultados diferentes se iniciar a pesquisa pela caixa de busca do menu Iniciar ou na do Windows Explorer. Por definição, esta busca acontece apenas em parte do disco rígido – basicamente na pasta \User\username. Se quiser ampliar a pesquisa, clique no indicador ‘Include non-indexed, hidden and system files (might be slow)’ nas opções de buscas avançadas. Mas vai demorar.

Ferramentas embutidas

O Windows Vista parece ter um mosaico de aplicativos e utilitários embutidos. Veja o exemplo da nova ferramenta de Backup, um dos piores aplicativos existentes do pacote. Ela não permite escolher arquivos individuais ou tipos de arquivo para fazer backup; é preciso fazer backup de todos os arquivos, num grupo de arquivos genéricos na pasta Documentos ou Figuras.

Mas nem todas as ferramentas embutidas decepcionam. O Windows Calendar, por exemplo, vai além do básico: é possível criar calendários de grupos para membros da família que usam o seu PC ou ainda colocar o seu calendário na rede. O aplicativo é compatível com o padrão iCalendar para sincronização de compromissos com o Outlook e outros calendários compatíveis com este padrão.

Uma importante novidade: o Outlook Express transformou-se no Windows Mail e sofreu uma plástica geral que o deixou mais fácil de usar. O Windows Contacts (antigo Adress Book) integra-se bem com o Windows Mail e o Windows Calendar.

++++

Encontre tudo no Vista IIO Vista ainda oferece suporte para novas tecnologias de hardware, incluindo aquelas que precisam de aparelhos especificamente projetados. O Windows Rally é um conjunto de tecnologias designadas para tornar a configuração de dispositivos com acesso à rede mais fácil. O Windows Sideshow permitirá que os fabricantes incluam um display secundário – como, por exemplo, um LCD na parte de fora do laptop para exibir pequenas informações como e-mails e agenda, mesmo se o laptop estiver desligado ou no modo sleep.

Há também as tecnologias desenvolvidas para elevar a performance. A SuperFetch amplia a habilidade prefetch do Windows XP, que carrega previamente aplicativos usados com mais freqüência na memória para acelerar seu início. A Microsoft afirma que a ferramenta não somente sabe quais aplicativos são usados mais freqüentemente como também quais são mais propícios a serem usados em certos dias da semana ou horários diferentes.

Já o ReadyBoost permite que se use um flash drive USB 2.0 para aumentar a memória RAM; ele melhora a performance ao trabalhar junto com o SuperFetch. Em vez de procurar por programas e arquivos no disco rígido, o Vista os mantém a curto alcance no pendrive, liberando a RAM que o Vista usaria para dados prefetch. O ReadyBoost só trabalha com memory keys USB 2.0 que suportam leitura de dados e velocidade de registro.

:: Coisas que adoramos no Vista

1 - AERO: janelas transparentes, animações vistosas, design elegante. Parece com um Mac? Lógico. Mas por que não copiar o melhor?

2 - BUSCA: rápida, inteligente e ainda é possível criar pastas de busca virtual para rever e refazer as buscas antigas.

3 - MAPA DE REDE: fi nalmente a Microsoft aprendeu a mexer na rede e oferece uma boa maneira de acessar todos os dispositivos existentes.

4 - REDE SEM FIO: conectar-se a múltiplas redes sem fio e hot spots agora é uma tarefa simples. Pode-se até definir uma rede preferencial.

5 - SEGURANÇA: o Vista inclui um fi rewall com mais recursos de segurança, melhor navegador e muito mais proteção.

:: Coisas que detestamos no Vista

1 - USER ACCOUNT CONTROL: já batizada de “mãe de todos os aborrecimentos”. Ninguém quer uma babá virtual.

2 - BACKUP: a mais míope das melhorias. Como a Microsoft conseguiu criar um aplicativo tão ineficiente?

3 - WINDOWS MEETING SPACE: sem chats nem telefonia, não é o tipo de encontro virtual de que se queira participar.

4 - HARDWARE REQUISITADO: prepare-se para gastar com upgrades de hardware ou comprar um computador novo, se quiser usar o Vista.

5 - PREÇO: ninguém deveria pagar tanto por qualquer sistema operacional. Mesmo a versão mais barata, de update, não vale quanto custa.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail