Home > Notícias

Rede comunitária de pesquisa ganha nova estrutura de banda larga

Parceria em torno da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa prevê instalação de nova conexão rápida em fibra óptica

Por Redação do Computerworld

29/01/2007 às 11h19

Foto:

Parceria em torno da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa prevê instalação de nova conexão rápida em fibra óptica

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) assinou protocolo de intenções com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com a Universidade de Brasília (UnB) e outras 13 entidades, com o objetivo de instalar e manter a Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) em Brasília.

Segundo coordenador do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), Djalma Valois, uma das conseqüências positivas do protocolo é que o Instituto contará, a partir de abril, com nova conexão de banda larga em fibra óptica. Esse tipo de conexão é oferecida aos integrantes da Rede. Isso significa que existirá mais de um gigabyte de link para a prestação do serviço de educação a distância, afirmou Valois.

As Redes Comunitárias (Redecomeps) estão espalhadas em 26 cidades do País. O projeto foi lançado em dezembro de 2004 para criar uma infra-estrutura nacional óptica de alta capacidade para comunicação, computação e conhecimento.

A meta é ativar conexões multigigabytes entre todos os estados do País até 2007. A nova rede trará mais integração e tornará possível um atendimento, em maior escala e melhor qualidade, a pesquisa de ponta em várias áreas.

*Com informações do ITI

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail