Home > Notícias

PUC cria curso para discutir relações humanas na era digital

Segundo a universidade, as novas formas de convívio e relacionamento criadas por ferramentas como Messenger e Orkut exigem adaptação dos profissionais de Psicologia

Por Redação do COMPUTERWORLD

30/01/2007 às 17h08

Foto:

Segundo a universidade, as novas formas de convívio e relacionamento criadas por ferramentas como Messenger e Orkut exigem adaptação dos profissionais de Psicologia

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) criou um curso de extensão para que psicólogos possam avaliar a influência da era digital nas relações humanas. Segundo a entidade, o objetivo é avaliar as mudanças de comportamento que comunidades virtuais, salas de bate-papo e o uso da tecnologia na rotina de trabalho estão provocando nas pessoas.

O curso "Psicologia e Informática - um Panorama sobre os Relacionamentos Virtuais e os Serviços Psicológicos Mediados por Computadores" é, de acordo com a PUC-SP, "inédito" ao unir Psicologia e Informática.

O objetivo, de acordo com a universidade, é analisar os efeitos das novas tecnologias
sobre a existência e as relações humanas e discutir questões éticas, limites e
possibilidades da utilização dos recursos tecnológicos no âmbito da Psicologia.

Até como parte da era digital, o curso terá aulas presenciais e pela internet. Entre os dois grandes temas abordados está a relação do homem com o computador, propondo reflexões sobre os relacionamentos na internet, o público e o privado na era digital e as possibilidades de usos excêntricos ou patológicos da informática (jogos e sexo virtual, por exemplo), segundo a PUC-SP.

Outro tema será o das interfaces entre Psicologia e internet, em que serão avaliados limites, possibilidades e questões éticas e metodológicas, além de ser feita uma análise crítica dos serviços psicológicos mediados por computadores.

O curso é dirigido a psicólogos e profissionais envolvidos nas atividades correlatas da
área Psicoinfo, em especial aqueles cuja atividade é essencial para a realização de serviços psicológicos mediados por computadores, além de graduandos dessas áreas. Ele terá início no dia 5 de março com aulas semanais, todas as segundas-feiras. Mais informações no site www.pucsp.br/cogeae.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail