Home > Notícias

Vista: Seu computador bem protegido

Microsoft se preocupou em criar sistema fortemente seguro, mas algumas funções podem irritar usuário

Por Preston Gralla, PC World EUA

30/01/2007 às 11h03

Foto:

Microsoft se preocupou em criar sistema fortemente seguro, mas algumas funções podem irritar usuário

Vista protegidoAnos seguidos de críticas (mais do que justificáveis) à segurança do sistema Windows fizeram com que a Microsoft prometesse que o Vista seria o Windows mais seguro já feito (o que não é nada tão excepcional de fazer).

Este objetivo foi atingido, não sem ônus ao usuário: o atributo de Controle de Conta de Usuário (User Account Control – UAC) foi amplamente reprovado, mas incomoda tanto que já ganhou o apelido de “Mãe de todos os aborrecimentos”. Felizmente, as outras melhorias de segurança que foram implementadas são menos irritantes.

O Security Center do Vista não difere muito do existente no XP. Ou seja, a interface continua confusa. Um clique no botão verde próximo ao Firewall (a atualização automática) não faz absolutamente nada acontecer, assim como ocorria no XP. Mas os links na parte superior esquerda permitem configurar os ajustes de segurança.

Vista protegido fig1O Windows Defender, software anti-spyware que acompanha o Vista, impressionou nos testes.

O Explorer do Windows Defender, por exemplo, mostra programas que são executados durante a inicialização e aqueles que estão rodando no momento da execução do aplicativo.

Caso identifique um malware, você tem a opção de desabilitar a aplicativo ou removê-lo. Assim como outros aplicativos antispyware, ele oferece proteção em tempo real e realiza scans diários em horários predeterminados.

Como muitos ataques no Windows se aproveitavam dos buracos na segurança do Internet Explorer, a Microsoft empenhou-se nas defesas da versão 7 do navegador. Os filtros de sites phisher e barra de endereço em pop-ups – réplicas das melhorias encontradas na versão atualizada do navegador para o Windows XP – trazem uma diferença: no Vista, o IE 7 é executado no novo Protected Mode, o que evita mudanças no sistema ou configurações de arquivos.

Mas por que o UAC irrita tanto quem testou o Vista? Porque solicita a password ou OK antes de realizar um bom número de funções, como ativar ou desativar o Windows Firewall, adicionar ou remover contas de usuário e até para executar alguns aplicativos.

Qual é a finalidade dessa babá virtual? Primeiramente, evita que malwares passem despercebidos. Se o PC for infectado e o malware tentar executar alguma ação perigosa, como desativar seu programa antivírus ou o Firewall, o UAC irá bloqueá-lo. O controle também protege o computador contra você mesmo, pois evita que faça mudanças que possam prejudicar seu computador.

Para inibir esses lembretes, basta desativar completamente o UAC. Vá em Painel de Controle, Contas de Usuário e Família (User Accounts and Family), Contas de Usuário e clique no link Ligar ou Desligar Controle de Conta de Usuário. Logicamente, desligar o UAC significa deixar seu computador a mercê dos malwares. Não vá reclamar depois.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail