Home > Notícias

Os 20 produtos mais inovadores de 2006

Selecionamos o que de mais intrigante, útil e surpreendente reflete o melhor da tecnologia no ano passado

Redação PC World EUA

31/01/2007 às 11h29

20_inovadores70x84.jpg
Foto:

Selecionamos o que de mais intrigante, útil e surpreendente reflete o melhor da tecnologia no ano passado

inovadores abreUm computador que é metade desktop, metade notebook. Um sistema operacional que funciona 100% via web. Um pacote de aplicativos de escritório totalmente reformulado. Um equipamento estiloso com Wi-Fi e teclado QWERTY. Os produtos deste ranking exemplificam o melhor tipo de revolução – aquela que você pode ter nas mãos agora mesmo.

20. Shure E500PTH Sound Isolating Earphones



Esses fones de ouvido isolantes de som se encaixam na orelha e bloqueiam até 20 decibéis de ruído exterior, tornando tranqüila a escuta de músicas mesmo com o barulho do trânsito na rua. Apesar de excelente para ouvir música, não é muito conveniente se você tiver de conversar com alguém. Entretanto, no E500PTH (500 dólares nos EUA), a Shure encontrou uma forma de contornar a situação ao colocar um pequeno microfone no fio. Com um toque para o módulo Push to Hear, o mundo exterior volta a fazer parte da realidade – sem necessidade de tirar o fones

19. Logitech NuLooq

O NuLooq (70 dólares nos EUA), um domo do tamanho de um disco de hóquei que fica estacionado na sua escrivaninha, oferece diversas formas de mover no PC. Apesar de ser projetado para designers profissionais, ele ajuda qualquer um que precise de mais controle do que um simples mouse pode oferecer.

18. Rhapsody 4.0

Serviço de música streaming que mais evoluiu, o Rhapsody vem com atributos que o libertam do PC. Com o Sonos Digital Music System, por exemplo, é possível se conectar diretamente ao Rhapsody, sem necessidade de PC.

++++

17. RIM BlackBerry Pearl 8100



Já vimos muitos smartphones voltados para negócios e telefones multimídia, mas o BlackBerry Pearl 8100 (450 dólares nos EUA) traz esses dois mundos juntos com rede RIM, ótima para conectividade em tempo integral. O Pearl vem com câmera de 1.3 megapixels e tocador de áudio e vídeo. Aviso: a unidade carece de um teclado completo QWERTY e a trackball de navegação e as teclas compactas podem ser bem complicadas.

16. Sony PlayStation 3



Um processador Cell multi-núcleo. Blu-ray. Wi-Fi. Chip gráfico nVidia especialmente projetado. Joystick wireless sensível ao movimento. Essas tecnologias já foram vistas antes, mas a Sony ganhou pontos por colocá-las todas em uma única máquina. E mesmo que os 4 mil reais cobrados aqui no Brasil pareçam salgados para um console de videogame, o Sony PlayStation 3 de 60GB tem mais poder do que muito PC. O PS3 é totalmente focado em alta definição, e nossos primeiros testes mostraram que é melhor reprodutor de Blu-ray do que os primeiros players mostrados até agora.

15. Google SketchUp

SketchUp 

O Google SketchUp é um programa de desenho muito fácil para criação de estruturas em 3D. Obtêm-se um modelo pronto em minutos, que depois pode ser salvo, impresso e exibido no Google Earth a outros usuários. Também dá acesso às estruturas prontas do 3D Warehouse do Google e a documentação online do Google SketchUp ajuda a se livrar de maiores impecílios na hora da montagem. O programa funciona com Windows e Mac OS e é gratuito.

14. Olympus EVolt E-330

A SLR digital Olympus EVolt E-330 (800 dólares nos EUA) introduz um atributo único nessa classe de câmera: um LCD que pode exibir um live preview da tomada. Pessoas que usam óculos vão gostar disso, já que vai evitar problemas com a mira. Para usar o LCD dessa forma, basta pressionar o botão Live View. É possível ver a cena em 92% (autofoco) ou 100% (foco manual) com precisão profunda do campo e a capacidade de amplificar detalhes para engrandecer a precisão da foto. A qualidade da imagem estava boa em nossos testes, e a câmera inclui um mecanismo de limpeza da Olympus que impede que a poeira estrague suas fotos.

++++

13. Sony BWU-100A Blu-Ray Disc Rewritable Drive



O Sony BWU-100A (750 dólares nos EUA) não foi o primeiro gravador de Blu-ray que vimos, mas oferece o pacote mais completo pelo melhor preço, e diferentemente de outros ele pode gravar tanto discos Blu-ray de camada única como de camada dupla.

12. Farecast



Muitos sites ajudam a encontrar as melhores opções para comprar passagens. Mas o que pode parecer uma pechincha hoje, pode ser considerado um roubo amanhã. O Farecast procura passagens o tempo todo, e informa quais preços estão propensos a subir ou descer durante a semana.

11. Pioneer Inno



Os rádios satélites atingiram um novo patamar de portabilidade com o receptor Pioneer Inno XM Radio (299 dólares nos EUA). Aparelhos anteriores basicamente gravavam pedaços de programas de radio. Esse é um verdadeiro receptor de rádio capaz de gravar e armazenar músicas e marcar canções que se queira comprar posteriormente.

10. T-Mobile Dash



O Motorola Q trouxe o teclado QWERTY para os smartphones Windows Mobile – e depois o T-Mobile Dash (300 dólares nos EUA) veio e pegou o resto do pacote. Combinando estilo, design super fino e teclas que corrigem as deficiências encontradas no Q, ele ainda oferece tanto serviço integrado de celular quanto capacidades sem fio integradas. Também vem com uma câmera de 1.3 megapixel e slot miniSD para expansão. Nossas queixas: o software do aparelho não é tão robusto quanto de alguns concorrentes e sua memória chega somente a 23MB.

++++

9. Seagate Barracuda 7200.10 750GB

Com a popularização dos arquivos de vídeo e música nos últimos anos, a capacidade de armazenamento se tornou crucial para os PCs, já que a tecnologia de registro longitudinal  atingiu seu limite. Assim, entra em cena a tecnologia de gravação magnética perpendicular, que permite aos fabricantes colocar mais dados em um disco do que o procedimento tradicional. Os laptops são os primeiros a se beneficiarem dos drives com a nova tecnologia, seguidos de perto pelo modelo desktop Seagate Barracuda 7200.10 de 750 GB (400 dólares nos EUA). Não é somente o maior acréscimo de capacidade já visto num HD de desktop, mas seu desempenho deixa os outros drives para trás – especialmente em testes de gravação e em tarefas que envolvem sustentação do ritmo de transferência com arquivos grandes.

8. Dell XPS M2010

Com design inovador, o Dell XPS M2010 (2,9 mil dólares nos EUA) mostra-se arrojado. Não é um desktop e definitivamente não é um notebook, mas um sistema híbrido que mescla qualidades dos dois. Tela de 20 polegadas, drive de DVD e teclado separável completo em Bluetooth, mais webcam integrada, alto falantes embutidos e subwoofer. Gráficos ATI, CPU Intel Core 2 Duo e até 4GB de RAM. E ainda pode se dobrar até ficar parecido com uma maleta, completo e com alça – mesmo que pese mais de 8 quilos.

7. YouOS

Que tal um sistema operacional que funciona inteiramente dentro do browser? Esse é o YouOS, o intrigante site gratuito da WebShaka ainda em fase de testes. Aplicativos, dados, configurações, tudo no servidor. Configure uma conta e poderá acessar o seu desktop YouOS de qualquer lugar. Um novo significado para acesso remoto.

6. Sony Reader

Os e-books entraram de vez no mercado (pelo menos lá fora), mas o Sony  Reader (35 dólares nos EUA) pode ir contra a maré. O aparelho ostenta uma tela sem reflexos e inovadora tecnologia E Ink, que proporciona a mesma resolução de papel impresso e é melhor visualizado sob luz forte do que um LCD comum. O Reader, um pouco maior do que um livro em brochura, é fácil de usar e pesa apenas 250 gramas.

++++

5. Samsung 32GB SSD

Drive flash de tamanho compatível com notebooks, o disco rígido Samsung 32GB SSD (preço ainda não definido) é o precursor da nova era em armazenamento rápido para laptops. E prepara o terreno para a chegada dos HDs híbridos.

4. Nintendo Wii

O novo console da Nintendo (2,4 mil reais) e seu controle com sensor de movimento tornam o entretenimento em videogame mais ativo e criativo. Em jogos especialmente projetados, é possível mover o Wii Remote para ver seu personagem jogar tênis ou lançar um arpão. Divertido e aditivo, abriu as portas para a nova era no universo dos games.

3. Parallels Desktop para Mac

A idéia de ter o Windows no Mac gerou muitas manchetes esse ano. Ainda que esse desenvolvimento seja inegavelmente útil, é difícil definir qual implementação é mais criativa. Escolhemos o software de virtualização Parallels (80 dólares nos EUA), porque é a forma mais útil de ter aplicativos chave do Windows no Mac. Mas vamos dar crédito para o Blanka e Narf, dois codificadores que escreveram o hack WinXPonMac, que pareceu forçar a Apple a acelerar com o Boot Camp.

2. Intel Core 2 Duo

Dos chips de desktop que já testamos, a série Core 2 Duo provavelmente foi a de maior impacto. A maioria de seus avanços tecnológicos estão ocultos sob nomes como Advanced Smart Caching, Smart Memory Access e Wide Dynamic Execution. A verdadeira inovação da Intel foi administrar e juntar todas essas tecnologias num produto e ainda reduzir significativamente o consumo de energia.

++++

1. Microsoft Office 2007

Inovação? Microsoft? Sim, também estamos surpresos, mas o último upgrade do pacote de aplicativos de escritório Office 2007 (400 reais para a versão Home & Student) introduz uma série de novos atributos que revolucionam a maneira como as pessoas trabalham com documentos. A mudança mais drástica é a “ribbon” no topo da interface, que substitui os tradicionais menus em cascatas e as barras de tarefas, e pode mostrar funções que mal sabíamos existir. Através do novo e útil Live Preview é possível visualizar como as alterações de formatação afetarão o seu documento. Ele ainda tem ótimo suporte para o formato XML.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail