Home > Notícias

China inicia testes com rede celular 4G

Mesmo sem ter iniciado a adoção comercial do 3G, Shanghai começa testes com 4G

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

31/01/2007 às 12h47

Foto:

Mesmo sem ter iniciado a adoção comercial do 3G, Shanghai começa testes com 4G

A China iniciou os primeiros testes com uma rede celular de quarta geração (4G) com tecnologia nacional no distrito de Shanghai no último domingo (28/01), embora ainda não tenha se decidido sobre um padrão para os serviços de terceira geração (3G), reportou o site estatal China Daily.

O teste de campo em Shanghai custará cerca de 150 milhões de renminbi chineses (19,3 milhões de dólares) para ser realizado e marca um importante passo para a China. Será o teste final de um sistema desenvolvido no país para atender as necessidades dos usuários chineses.

O grupo de dez instituições chinesas envolvidas no projeto do 4G obteve mais de 200 patentes desde o início das pesquisas em 2001, e algumas das suas tecnologias fundamentais foram adotadas por organizações internacionais de padrões, disse o China Daily said, sem citar o nome das organizações.

A meta era colocar o sistema 4G em teste comercial entre 2006 e 2010. O sistema de quarta geração foi criado para transmitir imagens e dados sem fio a velocidades equivalentes às obtidas em cabos de fibra ótica.

No entanto, a China ainda não definiu o calendário para implementação das redes 3G nem estabeleceu o número de licenças que serão concedidas. Ainda assim, as autoridades chinesas afirmam que querem os serviços de terceira geração funcionando até 2008, a tempo das Olimpíadas de Pequim.

Uma das questões que atrasam o desenvolvimento do 3G na China é a seleção das tecnologias a serem usadas. Muitas das autoridades locais querem a adoção do padrão nacional TD-SCDMA (Time Division-Synchronous Code Division Multiple Access), mas a adoção do sistema pode atrasar o processo, por falta de suporte dos fabricantes de equipamentos e aparelhos.

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipé.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail