Home > Notícias

Joost: web Tv com qualidade

TV pela internet com qualidade idêntica à TV convencional? É o que propõe a nova denominação do The Venice Project

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

01/02/2007 às 19h30

Foto:

TV pela internet com qualidade idêntica à TV convencional? É o que propõe a nova denominação do The Venice Project

Prepare-se para mudar a forma como você ve televisão. O Joost, nova denominação do The Venice Project,     promete TV pela internet com qualidade, taxa de quadros (ou frames) por segundo idêntica à TV convencional e no qual as imagens fluem com naturalidade, nem de perto parecidas com os vídeos granulados e a pequena tela do YouTube.

Em mensagem enviada à comunidade que vem testando o serviço, Fredrik de Wahl, CEO do Joost, afirma que, "mesmo ainda em Beta, acreditamos que o Joost se tornará sinônimo do melhor da televisão com o melhor da internet".

E não se trata de nenhum exagero. O Joost usa a mesma malha cibernética de redes que deu extrema velocidade ao Kazaa e ótima qualidade de ligação por VoIP ao Skype para transmitir TV online de um jeito que você não está acostumado: com qualidade.

Joost 002 400 pixels

Ainda que diversidade ainda seja reduzida a programas especiais de música, os canais disponíveis no serviço são levados ao micro com taxa de quadros idêntica à TV. Ao invés de apenas um quadro reproduzindo o filme, como serviço online de filme, o Joost toma todo o desktop e apresenta controles laterais que não atrapalham a reprodução da programação.

A ótima resolução chega a consumir até 320 MB de tráfego por apenas uma hora de televisão, o que exige uma poderosa conexão banda larga do usuário.

Wahl afirma que para chegar a este patamar, os engenheiros envolvidos trabalharam arduamente. “É incrível como conseguimos avançar a partir do conceito inicial até este lançamento. Ainda estamos na versão Beta, mas já temos uma grande prova de conceito [em que se basear], uma plataforma que vamos continuar a construir e melhorar com o suporte continuado da comunidade de testes e dos nossos parceiros”, diz.

Joost 001 400 pixels

O executivo explica que não existe nenhum mistério sobre o nome inicial do projeto. “Venice” era apenas o nome da sala de conferência do hotel onde a equipe estava reunida quando resolver tocar adiante a idéia.

A comunidade de testes ainda está fechada, mas quem tiver interesse em participar deve se cadastrar e aguardar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail