Home > Notícias

CNPq abre inscrições para bolsas para doutorado no exterior

Com bolsas, conselho apóia formação de doutores em instituições de alto nível em áreas de vanguarda científico-tecnológica

Por Redação da Computerworld

01/02/2007 às 18h33

Foto:

Com bolsas, conselho apóia formação de doutores em instituições de alto nível em áreas de vanguarda científico-tecnológica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, vinculado ao MCT, está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro para doutorado no exterior.

Com as bolsas, o CNPq apóia a formação de doutores, fora do País, em instituições de reconhecido nível de excelência em áreas do conhecimento consideradas de vanguarda científico-tecnológica ou naquelas em que a pós-graduação no Brasil ainda é deficiente.

A seleção será feita pelos Comitês de Assessoramento (CAs) de acordo com os currículos dos proponentes e dos seus respectivos orientadores, e do conceito internacional da instituição.

Entre os fatores considerados positivos para a classificação dos projetos está a escolha por áreas prioritárias definidas periodicamente pelo CNPq, e a existência de um vínculo funcional/empregatício do pesquisador no Brasil, para garantir seu retorno após o término do projeto.

Já um fator desfavorável à concessão é a existência no País de cursos de pós-graduação com nível de excelência comparável àquele do curso no exterior escolhido pelo candidato.

Para se inscrever o candidato deverá estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes e preencher o Formulário de Propostas Online disponível na página do CNPq na internet.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail