Home > Notícias

Grave músicas e programas em streaming da web para o computador

Softwares de gravação de áudio permitem captar sons da web e transformar em arquivos para ouvir no PC ou carregar no tocador digital

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

02/02/2007 às 18h12

Foto:

Softwares de gravação de áudio permitem captar sons da web e transformar em arquivos para ouvir no PC ou carregar no tocador digital

Seu programa preferido de rádio online ainda não está disponível em podcast? Quer guardar aquele especial com seu cantor preferido, que só está no ar na web? Da mesma forma que antigamente era costume gravar em fita K7 músicas e programas do rádio para uso pessoal, hoje os softwares de gravação de streaming permitem registrar os sons da web, transformando-os em arquivos para guardar no computador ou carregar no tocador portátil de música digital.

O processo de gravação é simples, não requer muitas habilidades nem equipamentos específicos, apenas uma conexão em banda larga, que garanta uma boa qualidade para o streaming, e um software específico de gravação - listamos alguns disponíveis para teste na web a seguir.

É importante lembrar, antes de tudo, que a qualidade de um áudio gravado da web dificilmente vai se equiparar à de um arquivo produzido especificamente para download, para não gerar grandes expectativas.

Outro inconveniente da gravação do streaming é que ela exige que você acompanhe a execução do arquivo do começo ao fim - salvo alguns softwares sincronizados a rádios online que permitem programar gravações.

Além disso, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer a gravação. Os softwares captam outros ruídos do seu desktop - por exemplo, se o MSN estiver aberto, os alertas sonoros de mensagens ficarão registrados na sua gravação. A solução é fechar os outros programas ou desabilitar os alertas sonoros.

Se a transmissão for feita em tempo real, como é o caso de algumas rádios online, a conexão pode oscilar e o áudio pode engasgar, não tem remédio.

O procedimento para gravação pode variar de acordo com cada software, mas preparamos alguns passos básicos que podem ser seguidos para utilizar os softwares sugeridos a seguir:

1. O software de gravação e o site do streaming devem estar abertos simultaneamente.

2. No software de gravação, procure um menu de opções. É preciso selecionar como fonte de gravação a opção “mix de saída som wave”.

3. Selecione também no menu de opções do software de gravação o formato em que você quer gravar o áudio - alguns softwares podem oferecer apenas uma alternativa, mas normalmente é possível escolher entre várias opções, incluindo os padrões mais utilizados (MP3 e WAV).

4. Clique no arquivo da web que deseja gravar. Aguarde até que o arquivo de áudio que será gravado esteja completamente carregado (“bufferizado”, no jargão da web) para que a gravação não seja picotada no meio.

5. Aperte o botão REC do software e em seguida inicie a transmissão do arquivo de áudio desejado.

6. Aguarde até que o áudio seja reproduzido até o fim e pressione STOP.

7. Salve o arquivo na pasta desejada.

Confira três softwares disponíveis na web para gravação de streaming:

Audacity 1.2.5

O Audacity tem como principal vantagem o fato de ser totalmente gratuito e open source. A interface é simples e programa abre uma nova janela a cada novo projeto. Está disponível em português, o que também facilita o acesso aos comandos, e sua instalação é bastante rápida. Além disso, traz funções de edição e exporta arquivos nos formatos WAV e MP3 (neste caso é preciso baixar um arquivo “dll”, fácil de localizar na web). Está disponível para Windows, Linux e Mac OS.

Free Hi-Q Recorder 1.9

A interface do Free Hi-Q Recorder é um pouco confusa, mas depois de algumas tentativas fica mais simples entender o processo. Preste atenção ao definir a pasta de destino dos arquivos, pois eles serão automaticamente enviados para lá. Outra restrição do software é a possibilidade de exportar apenas para o formato MP3 - para gravar em formatos diferentes é preciso comprar a versão completa. É compatível apenas com Windows.

i-Sound WMA MP3 Recorder

O diferencial deste software é a capacidade de programar gravações para o dia e horário desejado. Dos softwares testados, é o único que não traz gráficos de representação das ondas sonoras, o que pode dar a sensação de que o arquivo não está sendo gravado, o que não é o caso. O problema da versão de testes é que ela limita as gravações a 100 segundos. Para ter acesso ao recurso é preciso adquirir a versão completa, que custa 29,95 dólares. É compatível apenas com Windows e exporta os arquivos para os formatos MP3, WMA e WAV.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail