Home > Dicas

Câmeras sem segredos

A maioria das câmeras digitais também filma, por que então comprar uma filmadora separadamente? A PC World esclarece esta e outras dúvidas

Por Richard Baguley, da PC World (EUA)

02/02/2007 às 11h59

dicas iamgem 70 84.jpg
Foto:

A maioria das câmeras digitais também filma, por que então comprar uma filmadora separadamente? A PC World esclarece esta e outras dúvidas

dicas foto 100 120Qual a diferença entre zoom óptico e digital e qual é o melhor?

Dos dois tipos de zoom, o óptico é o mais importante. Isso porque o número de zoom óptico se refere à proporção das lentes embutidas na câmera. O zoom digital se refere a uma técnica com a qual a filmadora aumenta o centro da imagem e, assim, obtém uma proporção de fato enorme – alguns fabricantes conseguem até 700 vezes, ao passo que o zoom óptico não passa de 32 vezes.
O problema do zoom digital é que ele prejudica a qualidade de imagem, significativamente, a imagem fica granulada e o vídeo fica tremido. Logo, o zoom óptico é um atributo mais valioso.

A maioria das câmeras digitais também filma, por que então comprar uma filmadora separadamente?

É verdade que as câmeras modernas podem filmar e fotografar, e algumas se saem bem nas duas situações. Mas há pelo menos duas razões nas quais vale a pena pensar em comprar também uma filmadora: qualidade de imagem e som. Filmadoras são melhores para capturar imagens em movimento, especificamente porque comprimem menos a imagem e suas lentes são projetadas para capturar movimento.

E quase todas as câmeras digitais possuem gravação de áudio muito pobre; o som é geralmente em mono e o microfone tem alcance de alguns poucos metros a partir da câmera.

Algumas capturam até mesmo o barulho que a câmera faz (como o do zoom ou da câmera de movendo). Claro que é possível usar a câmera para filmar vídeos curtos e não ter de carregar um volume a mais, mas uma filmadora proporcionará maior flexibilidade, melhor imagem e um som muito mais limpo.

Estou pensando em comprar uma filmadora AVCHD, mas ouvi dizer que não é possível editar os vídeos que ela grava. Isso é verdade?

Por enquanto, sim. Apesar das câmeras AVCHD estarem disponíveis há alguns meses (a Sony já anunciou sua segunda geração na CES), ainda não há software para editar diretamente as seqüências que elas produzem (exceto o programa básico que a Sony distribui com suas filmadoras AVCHD).

Até agora nenhuma das grandes empresas fabricantes de programas de edição anunciaram planos para edição com suporte AVCHD em seus produtos. Eventualmente elas irão, mas ainda não está claro quando.

Por enquanto, a Canopus no Japão produziu um programa que pode converter seqüências AVCHD para um formato com o qual os programas de edição possam trabalhar (disponível em inglês). Mas não existe uma maneira fácil de editar as seqüências que essas novas e interessantes câmeras podem fazer.

Se eu comprar uma câmera de alta definição, ainda poderei ter saída para meus vídeos caseiros para os DVDs de definição padrão?

Sim, se você usar a capacidade de muitas câmeras de alta definição para converter o vídeo para a definição padrão. Com um atributo chamado downconversion, filmadoras de formato HDV podem converter internamente o vídeo de alta definição para definição padrão; depois é possível importar o vídeo em definição padrão para qualquer aplicativo de edição.

A filmadora HDV parece uma câmera padrão para o aplicativo de edição. Assim, é possível importar o vídeo, editá-lo e gerar saída para os DVDs padrão enquanto preserva a alta definição original em videotape. Não é possível fazer esse truque em filmadoras AVSHD, mas alguns dos softwares que as acompanham (como o Picture Motion Browser da Sony) são capazes de converter o vídeo para uma versão de definição padrão.

Ainda é possível fazer o downconvert em diversos aplicativos de edição; nessa situação, edita-se o vídeo em alta definição, e depois se converte o mesmo para definição padrão para gravar em DVD. Mas é mais rápido fazer a conversão na câmera. Caso o seu editor de vídeo não possa fazer isso, o MPEG Streamclip é um rápido (e gratuito) programa de conversão de vídeo que rapidamente trsnforma arquivos de alta definição para a definição padrão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail