Home > Notícias

Versão dos leitores: “Os filmes mais conectados”

Leitores do jornal ComputerWorld sugerem outra lista de filmes que têm a tecnologia como fio condutor

Por Redação do Computerworld

02/02/2007 às 17h51

Foto:

Leitores do jornal ComputerWorld sugerem outra lista de filmes que têm a tecnologia como fio condutor

A interatividade não faz parte apenas dos conectados filmes de Hollywood. Também está presente no relacionamento do jornal Computerworld com seus leitores, que pediram uma nova versão da lista dos filmes mais conectados de todos os tempos e estão aqui sendo atendidos.

No critério dos leitores, não só conectividade e ligação em rede foi levada em conta. Muito futurismo e cyborgs estão na lista, assim como aventuras virtuais. Sem delongas, confira a nova versão.

10 – Johnny Mnemonic, o Ciborgue do Futuro (Johnny Mnemonic)

Johnny Mnemonic A internet vai fazer com que em um futuro nem tão distante – 2021 – todo o mundo esteja em conexão. Entretanto, a NAS (um tipo de AIDS, mas que se resume em uma alergia às ondas eletromagnéticas) atinge metade da população e o mensageiro Keanu Reeves (os cineastas devem mesmo acreditar que ele é o “escolhido”) aparece para transportar 320 gigabytes que contêm a cura do mal.

9 – THX 1138

THX 1138 Dirigido por George Lucas, a trama mostra a pessimista percepção de dois residentes de uma sociedade subterrânea do futuro que é vigiada e obrigada por andróides a consumir drogas, assim como proibida de exprimir emoções.

8 – Passageiro do Futuro (The Lawnmower Man)

LawnMan A película de 1992 traz uma jornada com efeitos que dão vida a um mundo artificial. Um jardineiro (Jeff Fahey) é feito cobaia para experimentos científicos realizados por Pierce Brosnan (o eterno James Bond).

++++

7 – 13º andar (The Thirteenth Floor)

13th floor Dois pesquisadores do setor de TI – Douglas Hall (Craig Bierko) e seu sócio, Hannon Fuller (Armin Mueller-Stahl) – desenvolvem um mundo simulado utilizando realidade virtual (podem praticamente ser chamados de antecedentes do Second Life). Mas antes de passar informações para Douglas, Fuller é assassinado e o principal suspeito passa a ser seu sócio. Para investigar o mistério, o acusado entra no mundo simulado.

6 – Assédio Sexual (Disclosure)

Disclosure A tecnologia de última geração em uma multinacional é o pano de fundo da trama estrelada por Demi Moore e Michael Douglas. O enredo-base é sobre um executivo que, sem conquistar a promoção que queria, surpreende-se com um encontro marcado pela nova superiora, que demonstra interesses sexuais. Ele a rejeita e, mentirosamente, passa a ser acusado de assédio sexual. A tradução do título para o português causou indignação em alguns espectadores, já que a história vai além de um simples caso de assédio sexual.

5 – Minority Report – A Nova Lei

Minority A história se desenrola no ano de 2054, quando a divisão de pré-crime da polícia de Washigton (EUA) intercepta crimes porque antevê a ação por meio dos precogs (paranormais). Os profissionais do setor visualizam os culpados e os prendem antes que o crime seja cometido, já que as informações “previstas” são fornecidas para uma elite de policiais que tenta descobrir onde será o assassinato.

Apesar de acontecer no futuro, redes e outros sistemas de TI não aparecem de forma direta, mesmo sabendo que a base de dados e os recursos de comunicações são bastante apurados. O destaque em TI, ressalta um leitor do Computerworld, fica por conta do "Multi Touch Interaction Experiments" e também do conceito de "interação entre marca e consumidor", em que são tratados pelo nome ao passar por corredores e painéis eletrônicos.

4 – A Senha: Swordfish (Swordfish)

Swordfish Gabriel Shear (John Travolta) interpreta um espião que pretende financiar ações anti-terroristas. Por baixo do cyberespaço – protegido por firewalls, senhas e outros sistemas de segurança – estão escondidos segredos de informações criminosas, assim como dinheiro. O espião tem de entrar nesse mundo e conseguir pôr as mãos em fundos ilegais, que se originaram quando o Drug Eenforcement Administration (DEA) em 1986 fechou uma empresa de fachada. Para pôr a mão nesse dinheiro, Travolta precisará da ajuda de Stanley Jobson (Hugh Jackman), um super-hacker que tem conhecimento e talento para quebrar os sistemas de segurança mais fechados do mundo.

++++

3 – Exterminador do Futuro (Terminator)

Terminator Arnold Schwarzenegger interpreta um andróide que vem do futuro para assassinar uma mulher (Linda Hamilton) que será a mãe de um líder guerrilheiro. Dessa forma, ele quer evitar o nascimento do garoto. Da mesma categoria, D.A.R.Y.L. pode ser considerado um filme que compartilha a posição de número três da lista.

2 – Trilogia Matrix

Matrix Realizado pelos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves no papel de Neo – o “salvador” –, o filme relata a história de um período em que o mundo encontra-se devastado pela guerra nuclear e o que restou da humanidade é escrava das máquinas vivendo em uma realidade virtual que simularia nosso mundo do século XX.

O primeiro filme é a revelação do salvador. Em Matrix Reloaded e Matrix Revolutions Neo seguirá o seu destino na missão de salvar a humanidade. Em Reloaded, Neo faz a trindade com os colegas e estes têm como missão reprogramar, em 72 horas, o mainframe (computador central da matrix) para que um gigante ataque à Sião não se realize, pois cada vez mais os revolucionários libertários de Zion têm libertado mais pessoas da falsa realidade, colocando em risco o funcionamento do sistema inteiro que faz a matrix.

1 – Tron

Tron Este é um filme de 1982 que, apesar de antigo, foi muito votado pelos leitores brasileiros e norte-americanos para integrar a lista.

O longa traz efeitos de computação gráfica que marcaram a década ao representar os computadores como os próprios personagens da trama. Na película, um programador (Jeff Bridges) vai para dentro do equipamento e, para voltar ao seu mundo, tem de transpor as barreiras postas pelo “controle-mestre”.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail