Home > Notícias

Mapas da Índia no Google Earth poderão ser “borrados” por segurança

Empresa negocia com o governo indiano formas alternativas de exibição de imagens da defesa do país, para prevenir ataques terroristas

Por John Ribeiro, para o IDG Now!*

05/02/2007 às 13h54

Foto:

Empresa negocia com o governo indiano formas alternativas de exibição de imagens da defesa do país, para prevenir ataques terroristas

O Google está em negociação com o governo indiano para reduzir as preocupações de que o Google Earth possa estar pondo em risco a segurança da Índia ao mostrar imagens em alta resolução das defesas do país e de outras instalações.

“Estamos satisfeitos com o diálogo, que foi substantivo e construtivo, mas nenhum acordo foi feito”, disse um porta-voz do Google Índia nesta segunda-fera (05/02).

Uma reportagem publicada no Times da Índia nesta segunda, contudo, diz que o Google e o governo Indiano chegaram a um acordo para exibir imagens “borradas, distorcidas, de baixa resolução dos edifícios” que o governo Indiano considera sensíveis.

O governo indiano freqüentemente expressa preocupação de que as informações oferecidas pelo Google Earth possam ser usadas por terroristas inimigos da Índia.

A disponibilidade online de mapas detalhados providos por serviços como o Google Earth pode ser mal-utilizada por terroristas, disse o presidente da Índia A.P.J. Abdul Kalam, já no início de 2005.

Alguns dos países em desenvolvimento, que já estão em risco de ataques terroristas, foram escolhidos para exibir mapas em alta resolução, apontou Kalam.

Companhias de internet como Google e Yahoo estão fortalecendo sua presença na Índia, antecipando o boom de uso da web que deve ocorrer no país, que tem mais de 1,1 bilhão de habitantes.

O Google oferece busca em línguas indianas e recentemente lançou o programa de anúncios Google AdWords no país. A empresa também faz pesquisas e desenvolvimento na Índia.

A rede social Orkut, no entanto, se tornou alvo de críticas e até ações legais graças a críticas encontradas na rede à figuras históricas indianas e até à própria Índia.

*John Ribeiro é editor do IDG News Service, em Bangalore.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail