Home > Notícias

Trend Micro alerta para golpes virtuais relacionados a BB7 e Orkut

Golpes usam temas regionais e de grande apelo para infectar computadores das vítimas e roubar dados financeiros

Por Redação do IDG Now!

06/02/2007 às 10h52

Foto:

Golpes usam temas regionais e de grande apelo para infectar computadores das vítimas e roubar dados financeiros

Dois ataques que se espalham rapidamente pela web no Brasil tiram proveito de temas nacionais: um deles faz menção ao Big Brother Brasil 7 e outro ao site de relacionamentos Orkut, alertou a Trend Micro nesta segunda-feira (05/02).

Segundo a companhia de segurança, os ataques revelam um a tendência de ameaças cada vez mais direcionadas, com foco específico em determinados públicos-alvos.

No e-mail sobre o Big Brother, com remetente bbb7@globo.com, a mensagem oferece "Todos os flagrantes do BBB7 censurados pela TV Globo. Agora pra você!" e traz links para diversas páginas com supostos vídeos dos participantes do programa em momentos íntimos.

Ao clicar em qualquer um deles, o usuário tem sua máquina automaticamente infectada pelo spyware TSPY_BANCOS.CVJ, que rouba todos os dados de internet armazenados no computador (incluindo e-mail ou qualquer outro tipo de senha para acesso a sites, dados digitados em acesso a bancos online, números de cartões de crédito, dados de contas ou outras informações pessoais).

Já e-mail sobre o Orkut é disseminado através do remetente noreply-orkut@google.com e apresenta o título "Problemas com a sua conta do Orkut". A falsa mensagem informa que "foram encontradas irregularidades graves no perfil do usuário", e solicita que o internauta entre na página para conferir o que há de errado.

Ao clicar no link, o usuário é atacado pelo malware TROJ_DLOADER.GEN. Inicialmente ele não apresenta atividades maliciosas, mas a partir de um determinado momento, ele abre uma porta no computador infectado e faz uma conexão com a máquina da pessoa que criou a ameaça, proporcionando o download de diversos malwares que também roubam dados financeiros do internauta.

Quem não possui um antivírus atualizado pode rastrear o computador na ferramenta gratuita da empresa, disponível no site da Trend Micro, clicando em HouseCall.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail