Home > Notícias

Samsung paga US$ 90 milhões para encerrar processo por DRAM

Acusada de fixar preços de memória, lesando consumidor, empresa paga indenização para encerrar o processo, nos Estados Unidos

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!

07/02/2007 às 11h31

Foto:

Acusada de fixar preços de memória, lesando consumidor, empresa paga indenização para encerrar o processo, nos Estados Unidos

A Samsung Eletronics, maior fabricante de memórias DRAM (dynamic RAM), concordou em pagar 90 milhões de dólares para encerrar um processo aberto por um grupo de governos de estados dos Estados Unidos por fixação de preços desses componentes. A empresa é a primeira envolvida no caso a fechar um acordo. A Samsung também concordou em colaborar nas acusações de fixação de preços contra as outras empresas, disse a promotoria de Nova York.

A ação foi aberta em Nova York, em julho passado, e outros 40 estados entraram na disputa judicial contra uma série de fabricantes acusados de dividir mercados ente si e combinar preços para esse tipo de memória. O acordo prejudica consumidores e viola leis antitruste. O processo levou a uma investigação que já resultou em 731 milhões de dólares em multas e declarações de culpa.

A fixação de preços, que ocorreu entre 1998 e 2002, fez com que fornecedores de computadores como Dell e Apple pagassem mais pela DRAM do que pagariam em um mercado competitivo, diz o processo, e os custos foram repassados aos consumidores.

O acordo deve ser aprovado pela corte federal em São Francisco (Califórnia/EUA) e vai resultar em 80 milhões de dólares em indenização a consumidores vítimas dos preços abusivos de DRAM e 10 milhões de dólares vão para o Estado e governos locais. O processo contra as demais empresas segue. Entre os envolvidos estão Micron Technology (Estados Unidos), Infineon Technologies (Alemanha), Hynix (Coréia do Sul), Elpida Memory e NEC Electronics America (Japão), e Mosel Vitelic e Nanya Technology (Taiwan), bem como suas subsidiárias nos Estados Unidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail