Home > Notícias

Justiça do Trabalho discute adoção de processo virtual

Sistema que já está sendo usado em outras instâncias da Justiça brasileira será levado aos tribunais regionais do trabalho

Por Redação do IDG Now!

07/02/2007 às 16h48

Foto:

Sistema que já está sendo usado em outras instâncias da Justiça brasileira será levado aos tribunais regionais do trabalho

Brasília será sede, nesta quinta-feira (08/01), do 1º Encontro sobre Processo Virtual na Justiça do Trabalho, evento voltado a discutir a implementação do sistema de processo virtual desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Justiça do Trabalho. O sistema permite a tramitação totalmente eletrônica dos processos, via internet, dispensando o uso de papel.

De acordo com a presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, já em março 17 dos 26 tribunais estaduais estarão prontos para instalar o sistema de processo virtual em varas piloto. Dentre os juizados especiais federais, cerca de 80% já utilizam o processo virtual. O objetivo agora é estender o sistema também para os tribunais regionais do trabalho.

Segundo o secretário-geral do CNJ, juiz Sérgio Tejada, a implementação do sistema na Justiça do Trabalho será facilitada pelo alto nível de informatização deste ramo do Judiciário. A justiça trabalhista já possui sistema próprio de informatização, com uma rede que liga os tribunais regionais ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Entre os benefícios da adoção do sistema estão a agilização de processos e a economia de custos, segundo o CNJ.

Participam do evento desta quinta-feira em Brasília juízes e técnicos em informática de todos os 24 tribunais regionais do trabalho do país. O encontro se realiza na nova sede do Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail