Home > Notícias

Microsoft mostra Windows Mobile 6 com inclusão do pacote Office

Softwares corporativos são principais novidades no novo sistema para celulares e smartphones, que chega no segundo trimestre

Por Ephraim Schwartz, para o IDG Now!*

08/02/2007 às 12h01

Foto:

Softwares corporativos são principais novidades no novo sistema para celulares e smartphones, que chega no segundo trimestre

Para clientes corporativos que querem o Microsoft Office em seus celulares, a próxima versão do sistema operacional da companhia que será revelado na próxima semana, o Windows Mobile 6, será uma atualização importante.

Novidade na linha, o Windows Mobile 6 vem com versões móveis dos softwares Outlook, Word, Excel e PowerPoint.

Com o crescente aumento nas vendas de smartphones em detrimento de handhelds, a inclusão do Office faz total sentido, especialmente para sincronizar arquivos do desktop, de acordo com Rob Enderle, diretor da Enderle Group.

Operadoras e fabricantes de aparelhos que acreditam que podem aproveitar melhor a memória limitada, no entanto, estão sem sorte. O Microsoft Office ainda vem apenas com o Mobile 6.

De acordo com John Starkwether, diretor de produto da divisão de aparelhos móveis e integrados da Microsoft, o Office é parte do pacote.

Starkwether afirma que, caso um fabricante queira excluir o Offic do sistema, é possível que haja uma possibilidade.

Atualizações adicionais para o sistema móvel incluem o Direc Push Technology com sincronização automática para calendários, tarefas e contatos do Outlook usando o Exchange Server.

Para segurança e gerenciamento, o Mobile 6 também dará a administradores de redes móveis a capacidade de eliminar todos os dados do aparelho em caso de perda ou roubo. Outras funções de segurança incluem opções de certificação e encriptação de cartões de armazenamento.

Clientes corporativos também deverão gostar da inclusão das versões móveis do .Net Compact Framework e do SQL Server para acessar remotamente a linha padrão de aplicações corporativas da empresa.

As aplicações do Office são as mais robustas até agora para a limitada capacidade do telefone. A correção automática do Word, no entanto, não está incluída.

A visualização de e-mails será mais agradável ao usuário com formatações, tabelas e imagens reproduzidas da mesma maneira como foram geradas.

Opções de um clique para e-mail, como "Responder a todos" e funções para mover e deletar mensagens foram incluídos para melhorar a funcionalidade restrita do aparelho.

Usuários do Windows Vista poderão sincronizar música, imagens, filmes e informações do Outlook entre o desktop e o celular com maior facilidade.

Ainda que afirme que há "muitas coisas ótimas" no Windows Mobile 6, Enderle reafirma que a Microsoft está mais focada na facilidade de uso.

"Comparado ao iPhone, da Apple, com sua interface simplificada, o Mobile 6 ainda é complexo de ser usado", afirma ele.

Aparelhos móveis com WIndows Mobile 6 serão vendidos em todo o mundo a partir do segundo trimestre.

*Ephraim Schwartz é editor da InfoWorld, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail