Home > Notícias

Nokia anuncia download grátis de mapas e serviço pago de navegação

A idéia da fabricante de celulares é competir no mercado de localização com cobrança diferente da praticada pelas concorrentes

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

08/02/2007 às 12h40

Foto:

A idéia da fabricante de celulares é competir no mercado de localização com cobrança diferente da praticada pelas concorrentes

A Nokia fornecerá software de mapas a seus clientes e aos usuários de aparelhos com Windows Mobile.

Telefones baseados em Linux e aparelhos mais antigos da Nokia serão contemplados no futuro, disse a fabricante finlandesa nesta quinta-feira (07/02).

Usuários de celulares podem baixar mapas do Smart2go que cobre 150 países e inclui 15 milhões de pontos de interesse, como restaurantes e acomodação. Usuários podem guardar o conteúdo dos mapas em um cartão de memória do aparelho. Os dados podem ser baixados sem fio ou via conexão com um PC.

Usuários de telefones equipados com GPS (Sistema de Posicionamento Global, em inglês) ou com um módulo externo de GPS podem se inscrever para um serviço de navegação. As assinaturas vêm em uma variedade de pacotes, de forma que os clientes podem pagar por uma semana de serviço e usá-lo durante um feriado, por exemplo.

Os preços variam de acordo com a localização. Uma assinatura de uma semana para serviços de navegação na Alemanha, por exemplo, custa 6,49 euros (cerca de 17,60 reais), enquanto a de um mês sai por 7,99 euros (cerca de 21,70 reais) e a de um ano, por 59,99 euros (cerca de 162,75 reais).

A Nokia está tentando competir com o mercado de aparelhos de navegação pessoal, mas espera conquistar uma margem ao oferecer um modelo de preço diferente. Enquanto os fabricantes de aparelhos de navegação independentes geralmente cobram pelo hardware e pelos mapas apenas no momento da compra, a Nokia está oferecendo mapas gratuitamente e cobrando pela navegação na medida da necessidade dos usuários.

Em janeiro, na Consumer Eletronics Show, em Las Vegas, a Nokia anunciou que começaria a distribuir mapas para seus clientes e oferecer um serviço pago de navegação. O anúncio de quinta-feira inclui a compatibilidade com aparelhos que não sejam da Nokia, os preços e a data em que os mapas serão disponibilizados gratuitamente: no sábado (10/02).

A Nokia começou a focar fortemente no mercado de localização. A aplicação Smart2go vem do Gate5 AG, uma companhia de navegação e mapeamento que a Nokia comprou no ano passado. Além disso, a empresa adquiriu direitos exclusivos para licensiar e sublicensiar 700 patentes de GPS pertencentes à Trimble Navigation. Na época, a Nokia disse que essencialmente toda a companhia que oferecesse serviços de navegação teria que licenciar as patentes.

A Nokia apresentou outra oferta gratuita na quinta-feira, apenas para alguns telefones da marca. Usuários de 16 aparelhos Nokia, incluindo os modelos N95, N93, N71, N62 e N60, podem baixar uma aplicação que permite que façam buscar de conteúdo em seus celulares. Os usuários podem procurar informações em calendários, mensagens de celular e conteúdo multimídia.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail