Home > Notícias

Genius e Dynavideo fecham venda de middleware para TV digital

Empresas vão levar ao mercado o middleware nacional Ginga, desenvolvido pelas universidades UFPB e PUC-RJ

Por Redação do IDG Now!

09/02/2007 às 17h25

Foto:

Empresas vão levar ao mercado o middleware nacional Ginga, desenvolvido pelas universidades UFPB e PUC-RJ

O Genius Instituto de Tecnologia e a Dynavideo, centro de desenvolvimento de software sediado na Paraíba, firmaram uma parceria para colocar em produção um middleware brasileiro para a TV digital.

O middleware é uma camada de software que faz a ligação entre o hardware - que no caso da TV digital é o set-top box ou a própria TV - e as aplicações que vão rodar sobre ele, permitindo a oferta de recursos de interatividade pela TV.

Os parceiros têm como missão industrializar o Ginga, middleware que foi desenhado por pesquisadores da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Pelo acordo, as duas universidades repassarão o código do software e darão suporte com o seu know-how técnico para a execução do projeto comercial.

O Ginga poderá ser utilizado em qualquer terminal: tanto em set-top boxes, quanto em receptores de televisores digitais ou dispositivos móveis, de qualquer marca. A meta é que ele esteja disponível no mercado até o fim deste ano, quando serão iniciadas as transmissões da TV digital no País.

Segundo um comunicado enviado a imprensa, a Gradiente, que é fundadora do Genius e já revelou planos para a fabricação de set-top boxes, TVs digitais e celulares com suporte à transmissão, “desponta como um cliente em potencial no uso da solução”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail