Home > Notícias

Ericsson oferece estação doméstica de telefonia com GSM e Wi-Fi

Novo equipamento para uso doméstico congrega acesso às redes GSM, WCDMA e Wireless e ajudará operadoras móveis a combater telefonia fixa

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

09/02/2007 às 17h30

Foto:

Novo equipamento para uso doméstico congrega acesso às redes GSM, WCDMA e Wireless e ajudará operadoras móveis a combater telefonia fixa

A Ericsson introduziu um novo ponto de acesso desenvolvido para permitir que usuários melhorem a qualidade de suas chamadas de celular feitas em casa.

A empresa espera vender o aparelho para operadoras que poderiam oferecer a clientes taxas especiais de chamadas móveis em suas casa. O dispositivo suporta as redes GSM, CDMA e WCDMA, além das conexões Wi-Fi e DSL.

Usuários finais se conectariam ao aparelho por uma conexão de banda larga e fariam e receberiam ligações com seus aparelhos padrão GSM e WCDMA em suas casas.

O ponto de acesso ofereceria melhor sinal e qualidade de ligação melhor dentro da casa do usuário que a rede padrão de telefonia celular. As chamadas podem ser automaticamente transferidas entre a estação doméstica e a rede mais ampla mesmo que usuários saiam de casa.

Algumas operadoras já oferecem planos de chamadas por zona, mas normalmente devem oferecer a taxa de desconto dentro do alcance da estação.

A Vodafone, por exemplo, oferece seu plano "At Home" em diversos mercados, incluindo Alemanha, Itália, Reino Unido, Grécia, Hungria e Portugal.

A área doméstica em que o usuário pode fazer ligações é de cerca de dois quilômetros de raio a partir do dispositivo.

O novo aparelho da Ericsson pode ajudar operadoras como a Vodafone que têm redes wireless a competir contra operadoras de linhas fixas por serviços domésticos de voz.

Operadoras móveis tentaram encorajar usuários a substituir suas linhas telefônicas domésticas com telefones móveis, mas a cobertura de rede dentro de casa ainda é uma questão problemática para alguns usuários.

A Ericsson disse que o ponto de acesso estará disponível por diferentes operadoras a partir do meio do ano.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail