Home > Dicas

Sem fios e sem problemas

Se você estiver sofrendo com perdas de sinais, siga os passos abaixo e resolva os problemas de configuração de sua rede wireless

Por Christopher Null – PC World (EUA)

09/02/2007 às 16h30

rede 70 84.jpg
Foto:

Se você estiver sofrendo com perdas de sinais, siga os passos abaixo e resolva os problemas de configuração de sua rede wireless

rede 100 120O Wi-Fi é muito conveniente, mas também traz diversos bugs para muitos usuários, particularmente em áreas superpopulosas, onde é preciso disputar os sinais wireless.

Se você estiver sofrendo com perdas de sinais, siga os passos abaixo para resolver os problemas para instalação de sua rede sem fio.

1) Seu PC pode apenas necessitar de um pouco de massagem. A melhor maneira de desconectar e reconectar rapidamente a seu roteador é clicar com o botão direito do mouse no ícone da conexão sem fio que aparece na bandeja de sistema e escolher a opção Reparar.

Se isso não resolver e você suspeitar que ainda é um problema do PC, abra um prompt de comando do MS-DOS e escreva ipconfig /renew. Esse comando age de maneira semelhante ao Reparar, mas sem ter de passar pelo Windows, no qual pode estar parte dos problemas. Se isso também falhar, simplesmenete reinicie o seu PC.

2) Se você ainda estiver tendo problemas, desconecte o seu roteador, espere por dez segundos e ligue-o novamente na tomada. Seu PC precisará ser reiniciado após o boot do roteador.

A maioria dos roteadores travam ocasionalmente e o processo de desligar e ligar é mais confiável do que consertá-lo. (A não ser que você não consiga alcançar o seu roteador fisicamente, não o reinicie por meio de um aplicativo de gerenciamento, já que este método pode ser demorado e ineficiente)

3) Se você ainda encontra problemas freqüentes, você pode estar experimentando o conflito de canais. Ou seja, muitos roteadores Wi-Fi estão operando na mesma faixa estreita de freqüência.

Contra essa situação, baixe e instale a versão mais recente do WirelessMon — você pode fazer tudo o que precisa com a versão demo.

Observe a página “Channel Use”: barras vermelhas e laranjas indicam canais que estão sobrecarregados, enquanto as barras azuis ou a ausência delas indica que os canais estão relativamente livres.

Se seu roteador está passando por uma faixa de freqüência superlotada, desvie a conexão para uma que esteja com o tráfego menos intenso. Você irá notar um melhor desempenho e poucas quedas de conexão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail