Home > Notícias

PCs com edição Premium são os mais vendidos na estréia do Vista

Computadores com Windows Vista Home Premium instalado reapresentaram 70% das vendas de PCs no varejo dos Estados Unidos

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

09/02/2007 às 12h06

Foto:

Computadores com Windows Vista Home Premium instalado reapresentaram 70% das vendas de PCs no varejo dos Estados Unidos

O desejo da Microsoft de que os consumidores comprassem mais versões premium do Windows Vista do que as edições mais básicas do sistema operacional está se tornando realidade, segundo um relatório divulgado na quinta-feira (08/02).

A pesquisa da Current Analysis sobre a semana que terminou em 3 de fevereiro, que cobre os cinco primeiros dias em que o Vista esteve à venda nos Estados Unidos, revelou que os computadores com Windows Vista Home Premium instalado reapresentaram 70% das vendas de PCs no varejo, enquanto computadores com o Home Basic responderam por 22% do total. O sistema foi lançado para o mercado de consumo em 30 de janeiro.

No entanto, a venda de PCs com a versão mais completa e cara do Vista para consumo, o Windows Vista Ultimate, não tiveram tanto sucesso, respondendo por 1,2% do total de computadores vendidos na primeira semana. Mas Samir Bhavnani, diretor de pesquisa da Current Analysis que escreveu o relatório, disse que espera que essa tendência mude. “Pode-se esperar que com o tempo o Ultimate se torne a maior parte do bolo”, disse ele.

O lançamento do Vista aumentou as vendas de PCs como um todo, dando ao mercado de computadores sua melhor semana em quatro anos, segundo Bhavnani. As vendas de PCs no varejo aumentaram 173% na semana que terminou em 3 de fevereiro, em comparação à semana anterior, e cresceram 67% ano a ano, diz o relatório.

E o aumento ocorreu em um período em que os varejistas nem estavam promovendo o Vista para os consumidores tanto quanto promoviam outros produtos, avaliou o analista. “A maior parte dos varejistas na última semana estava com foco nas HDTVs por causa do Super Bowl", disse ele, referindo-se ao popular campeonato de futebol americano que mobiliza os Estados Unidos.

Esta semana o Vista está mais na prioridade dos varejistas e, para o analista, a força das vendas do sistema deve se manter na segunda semana. Ainda assim, se a Microsoft tivesse conseguido colocar o software no mercado na temporada de compras de final de ano - entre novembro e dezembro - o lançamento seria ainda mais expressivo, na opinião de Bhavnani.

Entre os fornecedores de PCs que estão oferecendo equipamentos com o Vista, a HP teve o melhor desempenho na primeira semana, com 54% das vendas do Vista Home Premium e 53% das unidades de Vista Home Basic vendidas.  Na semana anterior ao lançamento do Vista, que terminou em 27 de janeiro, os computadores HP respondiam por 33% das vendas.

Quanto à sustentação das vendas do Vista a longo prazo, o futuro ainda não é claro, para Bhavnani. “Não teremos esta resposta até olhar para o primeiro semestre deste ano em relação ao primeiro semestre do ano passado”, finalizou.

*Elizabeth Montalbano é ediotra do IDG News Service, em Nova York.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail