Home > Notícias

3GSM: HP apresenta iPaq 500 voltado ao mercado corporativo

Smartphone, que chega ao mercado a partir de abril, permite gerenciamento de software a distância e ativação de funções por comando voz

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

12/02/2007 às 10h44

Foto:

Smartphone, que chega ao mercado a partir de abril, permite gerenciamento de software a distância e ativação de funções por comando voz

A Hewlett-Packard (HP) anunciou nesta segunda-feira (12/02) uma série de samrtphones voltados a administradores de TI, com a oferta de software de gerenciamento remoto da Bitfone.

A companhia está focando a linha iPaq 500-series Voice Messenger em gerentes corporativos de TI, permitindo que eles diagnostiquem e reparem problemas em um smartphone de longe do escritório, enviem atualizações de software e até apaguem dados em caso de perda ou roubo.

Os recursos puderam ser integrados aos equipamentos com a conclusão da aquisição da empresa de software Bitfone.

Outra função da linha que tem apelo aos usuários corporativos é a compatibilidade com Wi-Fi (padrões 802.11 b/g) para suportar voz sobre IP (VoIP), permitindo a funcionários utilizar a rede corporativa para fazer ligações de dentro do escritório.

O iPaq 500 também suporta soluções de e-mail móvel como as da Research In Motion, fabricante do BlackBerry, e do Palm Treo. Mas esta é uma plataforma focada primeiro na voz e depois nos dados, trazendo um teclado de 12 botões ao invés de teclado completo. Os usuários podem ativar a maior parte das suas funções com comando de voz, pedindo ao iPaq que ele leia e-mails em voz alta ou escreva um e-mail a partir de um ditado.

"Nosso cliente foco é o usuário de empresas, grandes, média sou pequenas. Não queremos que ele seja um daquele telefones oferecidos de graça pelas operadoras”, disse Niraj Gandhi, gerente de produto na HP.

“E-mail móvel é a principal aplicação em que todos os negócios, especialmente grandes empresas, vão trabalhar. Mas mesmo assim, eles têm prefrências – nem todo mundo quer carregar um dispositivo com teclado completo ao longo de todo o dia”, disse Gandhi.

Apesar das inevitáveis comparações com os produtos da RIM e da Palm, a HP vai usar o iPaq 500 para ganhar vantagem sobre a Dell no mercado corporativo, opina um analista. “Muitas empresas gostam que os desktops, notebooks, servidores e monitores tenham o mesmo nome. Este lançamento dá à HP poder de fogo para ganhar importantes contratos contra a Dell e a Lenovo”, avalia Samir Bhavnani, diretor de pesquisa da Current Analysis.

“Em geral, os fabricantes de PC – como Dell, Lenovo, HP e Toshiba – deixaram de lado as estratégias de smartphones. Mas a HP fez um bom trabalho em termos de design de produtos nos últimos dois anos”, defende o analista.

A HP vai lançar a série iPaq 500 em abril ou maio, dependendo do prazo de lançamento do Windows Mobile 6.0, novo sistema operacional móvel da Microsoft. Os aparelhos desbloqueados devem custar entre 299 e 349 dólares e a companhia planeja anunciar acordos específicos com operadoras no lançamento.

*Ben Ames é editor do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail