Home > Notícias

Altiris oferece software gratuito para usuário doméstico

Por meio da virtualização, utilitário promete acabar com conflitos de DLLs e registro do Windows ao instalar um novo aplicativo

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

12/02/2007 às 15h29

Virtualizacao-70-84.jpg
Foto:

Por meio da virtualização, utilitário promete acabar com conflitos de DLLs e registro do Windows ao instalar um novo aplicativo

Virtualização 100 120 corInstalou uma aplicação nova no PC e uma outra (ou até mesmo todas as outras) deixou de funcionar ou está se comportando de modo estranho? Saiba que isso não privilégio seu e que pode acontecer com mais freqüência do que se pode – ou deveria – imaginar.

A fonte do problema está vinculada a alterações que são feitas nas bibliotecas (DLLs) e no registro do Windows durante a instalação do aplicativo novo. Paulo Tebet, engenheiro de sistemas de Altiris Brasil, diz que cada novo software exige bibliotecas específicas. “Suponha que a aplicação A exija a versão 1.0 do printui.dll. Ao instalar a aplicação B, este necessita da versão 2.0 desta DLL e faz a atualização. Nada garante que a aplicação A vai continuar a funcionar. E o que costuma-se chamar de ‘o inferno das DLLs’”, explica.

Para evitar o problema, a Altiris oferece, em versão gratuita para usuários domésticos (29 dólares cada licença para uso nas empresas), a Software Virtualization Solution (SVS), em versão beta. Ao se instalar aplicações sob o domínio do utilitário, este cria camadas (layers) nas quais todas as exigências são atendidas, sem que nada efetivamente seja alterado na camada do sistema operacional.

Dessa forma, explica Tebet, cria-se ambientes virtualizados para cada uma das aplicações. “As aplicações ficam na mesma máquina, compartilhando o mesmo sistema operacional, porém em ‘compartimentos’ diferentes; uma aplicação não enxerga a outra e as necessidades de ambiente de cada uma são atendidas, porém sem alterar o ambiente das demais aplicações”.  E, caso uma aplicação apresente algum tipo de problema, acrescenta o engenheiro, não é preciso desinstalar e começar tudo de novo. “Basta dar um reset na aplicação que ela volta a seu estado inicial. Mas é preciso configurar a aplicação para que os dados usados pelas aplicações seja armazenados em uma camada separada. Caso contrário, ao fazer o reset, os dados serão perdidos”, avisa.

Clique aqui para baixar o utilitário Software Virtualization Solution (SVS).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail