Home > Notícias

Polícia promove 56 ações de combate à pirataria em janeiro no Brasil

Ações antipirataria resultaram na apreensão de 75 mil CDs e 22 PCs com programas piratas, além do bloqueio a 24 sites

Por Daniela Braun editora do IDG Now!

13/02/2007 às 11h06

Foto:

Ações antipirataria resultaram na apreensão de 75 mil CDs e 22 PCs com programas piratas, além do bloqueio a 24 sites

Em janeiro, as 56 ações de combate à pirataria de software no Brasil resultaram na apreensão de 75 mil CDs e 22 microcomputadores com softwares ilegais, além do bloqueio a 24 sites e 1,3 mil anúncios de programas piratas na rede. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (12/02) pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), em conjunto com a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (ESA).

As entidades ainda registraram mais de 3 mil denúncias, por e-mail e telefone, sendo cerca de 200 ligadas ao comércio ou ao uso de programas piratas em empresas - a BSA enviou cerca de 230 notificações extrajudiciais às companhias infratoras.

Em dezembro de 2006, segundo a Abes, foram realizadas 39 ações de combate à pirataria. As batidas levaram à apreensão de cerca de 20 mil CDs, a remoção de 24 sites e de 1,5 mil sites de leilões com ofertas de softwares piratas, bem como de seis anúncios em jornais impressos.

As denúncias de uso de software ilegal em empresas levaram ao envio de 237 notificações extrajudiciais em dezembro e a dez ações judiciais.

Para reforçar a identificação de softwares piratas durante as apreensões, o Grupo Antipirataria da Abes criou um programa de capacitação de policiais. Desde o início do programa, no ano passado, a entidade treinou 628 pessoas. No primeiro semestre deste ano, os treinamentos serão promovidos em Goiânia, Brasília, Manaus, Florianópolis e Fortaleza.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail