Home > Notícias

Xerox faz acordo com empresa de buscas para criar rival do Google

Divisão de pesquisas da Xerox se alia à Powerset para desenvolver um buscador baseado no processamento natural de linguagem

Por Elizabeth Montalbano para o IDG Now!

13/02/2007 às 11h11

Foto:

Divisão de pesquisas da Xerox se alia à Powerset para desenvolver um buscador baseado no processamento natural de linguagem

O Palo Alto Research Center (PARC), divisão de pesquisas da Xerox Corp., firmou uma aliança com a startup Powerset Inc., de São Francisco (EUA), para criar uma ferramenta de buscas online que pode se tornar o grande rival do Google. Segundo Barney Pell, Chief Executive Officer (CEO) e fundador da startup, a Powerset está desenvolvendo uma ferramenta de buscas baseada no processamento natural de linguagem, com a ajuda do PARC, que trabalha nesta tecnologia há 30 anos. A ferramenta deve ser lançada no final deste ano.

Pell explica que a diferença entre a nova tecnologia e os buscadores usados atualmente por empresas como Google, Yahoo, entre outras, é que estas dependem de palavras-chave. Segundo ele, a forma como muitos dos grandes motores de busca (search engines) hoje indexam o conteúdo está baseada em palavras-chave, mas os sistemas não têm idéia do significado das palavras ou de como elas se inter-relacionam.

Um sistema de buscas baseado no processamento natural de linguagem, entretanto, é capaz de aceitar as solicitações (query) de buscas da forma como as pessoas geralmente falam - como "Qual companhia a IBM comprou em 1996?". Os resultados, detalha Pell, deveriam responder diretamente a questão, sem fornecer ao internauta referências de cada palavra indexada pelo sistema como "comprou", "IBM" e "1996".

Os grandes sistemas de buscas online, como Google e Yahoo, já oferecem buscas do tipo "perguntas e respostas", disse Pell, mas eles ainda estão fundamentados em palavras-chave.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail