Home > Notícias

Yahoo inicia integração de serviço de e-mail com programa mensageiro

A empresa começou nesta semana a ativar a função para usuários da nova versão do Yahoo Mail, que ainda está em fase de testes

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!

13/02/2007 às 14h50

Foto:

A empresa começou nesta semana a ativar a função para usuários da nova versão do Yahoo Mail, que ainda está em fase de testes

O Yahoo cumprirá, em breve, a promessa feita a seus usuários há vários meses de integrar seu serviço de e-mail a seu programa de mensagens instantâneas (IM). A empresa vai ativar a função para usuários da nova versão do Yahoo Mail, que está em fase de testes (versão beta), mas disponível para todos os usuários.

Membros da empresa demonstraram a integração do serviço de e-mail com o programa mensageiro em novembro no Web 2.0 Summit, em São Francisco (Estados Unidos). O público reagiu de forma entusiasmada.

A nova função alerta os usuários da versão beta se seus contatos estão conectados ao IM do Yahoo e dá a possibilidade de iniciar uma conversa de texto de dentro da interface do e-mail. Se o usuário estiver escrevendo um e-mail, mas mudar de idéia e preferir iniciar um chat, o programa pode transferir o texto escrito para a janela de conversa instantânea. Da mesma forma, uma conversa do IM pode ser transferida para uma mensagem de e-mail.

Essa integração é a primeira de muitas que a companhia planeja implementar no serviço de e-mail, porque quer oferecer múltiplas opções de comunicação a seus usuários, disse John Kremer, vice-presidente do Yahoo Mail.

Apesar de ter se recusado a confirmar planos futuros, ele assumiu que faz sentido permitir que usuários iniciem conversas de voz, bem como a criação de links para o serviço de rede social da empresa, o Yahoo 360. Outro desenvolvimento provável é ampliar a interoperabilidade do Yahoo Messenger com o Windows Live Messenger, da Microsoft, disse ele.

A versão beta, um serviço gratuito lançado em setembro de 2005, oferece uma série de melhorias em relação à versão atual, como uma interface mais ágil baseada em AJAX, e funciona como uma aplicação de desktop. Ao contrário de outros serviços de e-mail, este permite que usuários arrastem e aloquem mensagens dentro de pastas, mostra trechos do e-mail antes de abrí-lo e permite que várias páginas de mensagens sejam abertas simultaneamente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail