Home > Notícias

AMD começa a licenciar tecnologia gráfica para aparelhos móveis

Linha que permite gráficos sofisticados em celulares e smartphones começa a ser licenciado para fabricantes de portáteis

Por Sumner Lemon, para o IDG Now!

13/02/2007 às 12h21

Foto:

Linha que permite gráficos sofisticados em celulares e smartphones começa a ser licenciado para fabricantes de portáteis

A AMD lançou nesta terça-feira (13/02) uma nova tecnologia gráfica para licenciamento de fabricantes de handheld, além de anunciar planos para sofisticar o desenvolvimento da sua tecnologia gráfica para aplicações móveis. Com isso, a companhia espera uma demanda crescente por dispositivos móveis que comportem aplicativos com gráficos melhores.

Entre as primeiras a licenciar a tecnologia gráfica móvel da AMD está a STMicroelectronics, que licenciou os núcleos gráficos para 2D e 3D, assim como os softwares relacionados, para combinar com a família Nomadik de processadores para aplicações multimídia, disse a AMD. Os chips Nomadik foram desenvolvidos para uso em celulares e smartphones que suportam redes 3G.

A AMD tem sua própria linha de gráficos móveis, adquirida no ano passado quando a companhia comprou a ATI. Chamados de Imageon, os chips podem ser encontrados em diversos handsets, incluindo os modelos PEBL, RAZR e ROKR, da Motorola, assim como celulares da Samsung.

Os termos financeiros do acordo de licenciamento com a STMicroelectronics não foram revelados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail