Home > Notícias

Virtualização de servidores é usada por mais da metade das empresas

Estudo da Forrester Research aponta que virtualização de servidores aconteceu em mais de 50% dos entrevistados em 2006

Por Denise Dubie, para o Computerworld*

13/02/2007 às 16h33

Foto:

Estudo da Forrester Research aponta que virtualização de servidores aconteceu em mais de 50% dos entrevistados em 2006

Mais de 50% das empresas do mundo testaram e implementaram soluções de virtualização de servidores em 2006. O levantamento, feito pela Forrester Research, aponta que a taxa registrou forte alta ante 2005, quando o montante de empresas explorando a tecnologia foi de 29%. O instituto ouviu 1.770 corporações e pequenas e médias empresas no país.

O instituto classificou o aumento como “interessante e esclarecedor”, especialmente ao se analisar que o “desinteresse” na tecnologia caiu de 23% em 2005 para 17% em 2006, assim como o “desconhecimento” sobre a virtualização de servidores caiu sensivelmente de 19% para 8%.

Em relatório, o Forrester indica que a evolução pode ser atribuída a maior disponibilidade de tecnologias sobre o tema, além de um maior esforço dos fornecedores do setor. “A virtualização de servidores deixou de ser uma tecnologia de nicho em Unix para se tornar mainstream nos servidores x86 em diversas empresas em 2006”, afirma o instituto. O levantamento destaca que o setor vai ver a competição do líder VMware com a solução da Microsoft Virtual Server e o produto open source Xen.

Ao todo, 53% dos entrevistados colocou o VMware, solução adquirida pela EMC, como o único fornecedor que eles consideram para virtualizar servidores Intel, contra 11% que pensa em HP e 9% na Microsoft.

A adoção da virtualização está acontecendo de maneira similar nos diferentes tamanhos de empresa. As corporações, com mais de vinte mil funcionários, tem 43% de uso, enquanto as companhias, com até cinco mil empregados, a taxa fica em 37%. No segmento SMB, os números são menores. Naquelas com 500 a 999 funcionários, o montante ficou em 20%, já nas de 100 a 499 funcionários, ficou em 13%.

*Denise Dubie é repórter do Network World, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail