Home > Notícias

Dê nome aos bois facilmente

Utilitários ajudam a renomear e organizar melhor a coleção do fotografias digitais

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

13/02/2007 às 17h26

Foto:

Utilitários ajudam a renomear e organizar melhor a coleção do fotografias digitais

Organiza fotos 100 120Você faz uma viagem, tira centenas de fotos com sua câmera digital, descarrega as imagens do micro e, quando vai olhá-las se depara com um amontoado de arquivos cujos nomes nada dizem sobre o que contêm.

Por que isso ocorre? Nas câmeras da Sony, por exemplo, os arquivos recebem o prefixo "DSC", acrescidos de um número seqüencial de cinco dígitos. As da HP seguem lógica semelhande e o prefixo das imagens é "HPIM".

Independentemente do prefixo utilizado pelo fabricante da câmera, a técnica evita a criação de nomes de arquivos repetidos; a cada nova foto tirada, um novo número seqüencial é gerado, como mostra a figura abaixo:

Diretorio arquivos DSC 400 

É claro que o usuário pode reinicializar a numeração; nesse caso, se baixar as fotos da câmera sempre em um mesmo diretório no PC vai, com certeza, enfrentar problemas com nome de arquivos duplicados. Nesse caso, o risco de gravar uma imagem sobre a outra é enorme.

Com muita paciência e, principalmente tempo, o usuário poderá renomear manualmente cada uma das imagens. Isso é fácil se a coleção de fotos é pequena. A prática mostra, no entanto, que isso jamais acontece e o quantidade de arquivos de imagem só tende a aumentar.

Existem alguns utilitários que permitem renomear grupos de fotos mais facilmente, o que torna a organização das imagens uma experiência mais agradável.

Em versão gratuita, o Siren troca nomes de imagens de maneira muito simples e ainda permite que se acrescente metadados, como informações da câmera ou condições em que a foto foi tirada (ISO, lente, abertura). Para quem gosta de fotografia é um prato cheio.

Name Dropper trabalha de forma similar e a versão demo, disponível para download, oferece alguns recursos interessantes, embora os melhores estejam apenas na versão registrada (20 dólares).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail