Home > Notícias

Hacker alega ter quebrado DRM usado tanto no HD-DVD como no Blu-Ray

Dois meses após quebra do DRM do HD-DVD, usuário anuncia método único que copia filmes tanto no formato da Toshiba como da Sony

Por Redação do IDG Now!*

14/02/2007 às 11h18

Foto:

Dois meses após quebra do DRM do HD-DVD, usuário anuncia método único que copia filmes tanto no formato da Toshiba como da Sony

Um hacker norte-americano alega ter descoberto uma maneira que quebrar a tecnologia anticópia usada nos formatos rivais HD-DVD e Blu-Ray.

No último domingo, o usuário Arnezami publicou no fórum Doom9 que descobriu uma única chave para quebrar o DRM e copiar filmes em alta definição para ambos os padrões.

No final de dezembro, o hacker Muslix64 anunciou, no mesmo fórum, que havia desenvolvido uma técnica para copiar obras em HD-DVD.

O método, no entanto, pedia o código de proteção do protocolo Advanced Access Content System (AACS) usado por cada película, o que impedia o pirateamento de obras cuja chave ainda não havia sido descoberta.

Com a combinação publicada por Arnezami, usuários supostamente não precisam esperar a publicação das chaves de cada obra para transferi-las para o PC por meio dos programas BackupHDDVD e BackupBluray.

A descoberta do hacker deve facilitar ainda mais a distribuição ilegal de conteúdo em alta definição por redes P2P ou BitTorrent.

Atualmente, o usuário já consegue encontrar películas em ambos os formatos em redes de compartilhamento, com arquivos que variam entre 4 GB e 23 GB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail